Buscar

O alcance da língua portuguesa tem crescido internacionalmente por meio dos avanços tecnológicos, da globalização e dos programas de estudos, espe...


O alcance da língua portuguesa tem crescido internacionalmente por meio dos avanços tecnológicos, da globalização e dos programas de estudos, especialmente pela oferta de graduação, pesquisa e pós-graduação nas universidades.

Considerando políticas públicas engajadas no movimento de difusão da língua portuguesa no mundo, analise as afirmativas e marque a resposta correta.

A. 

O Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é um curso ofertado aos estrangeiros que precisam ingressar nas universidades dos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial, com o objetivo de auxiliá-los na proficiência da língua.

B. 

A Rede Brasileira de Ensino no Exterior (RBEx) é um movimento que oferta a possibilidade de realização de um exame, aplicado tanto no Brasil como no exterior, desde 1998. Em 2009 foi assumido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

C. 

O Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G) e de Pós-Graduação (PEC-PG) e um importante órgão chamado de Centro Cultural do Brasil (CCB) projetam atividades voltada ao ensino do português, da literatura e da cultura brasileira e vem sendo um movimento de promoção do português falado.
D. 
O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) é uma ação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com sede em Cabo Verde, que tem como principal finalidade discutir a lusofonia, possibilitando um diálogo mais amplo entre os países que têm como língua oficial a língua portuguesa.
E. 
O Projeto Escola Intercultural Bilíngue de Fronteira (PEIBF) é um programa que tem como principal objetivo trabalhar em universidades e escolas o bilinguismo linguístico, que é o domínio e o conhecimento de várias línguas por falantes de uma determinada comunidade linguística.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa D. O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) é uma ação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com sede em Cabo Verde, que tem como principal finalidade discutir a lusofonia, possibilitando um diálogo mais amplo entre os países que têm como língua oficial a língua portuguesa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais