Buscar

Segundo o pensamento de Squira (2005, p. 261-262), que reflete sobre a distância que a maioria dos grupos sociais brasileiros vivem tanto da inform...

Segundo o pensamento de Squira (2005, p. 261-262), que reflete sobre a distância que a maioria dos grupos sociais brasileiros vivem tanto da informação quanto do conhecimento:

Escolha uma:

a. É importante que os profissionais da área de Tecnologia da Informação e Comunicação tenham consciência crítica dos impactos de sua área de atuação na sociedade. Dessa forma, é possível buscar ser um profissional consciente, capaz de usar seus conhecimentos e sua profissão para a construção de uma sociedade com oportunidades mais igualitárias.

b.

É lugar-comum a distinção entre países e grupos sociais “ricos” e ”pobres” em informação. As desigualdades de renda e desenvolvimento industrial entre os povos e grupos da sociedade reproduzem-se no novo paradigma. Enquanto, no mundo industrializado, a informatização de processos sociais ainda tem de incorporar alguns segmentos sociais e minorias excluídas, na grande maioria dos países em desenvolvimento, vastos setores da população, engrossam a fatia dos que estão ainda longe de integrar-se no novo paradigma.

c. É praticamente impossível que o conjunto da sociedade venha a ter acesso aos múltiplos e específicos recursos desta forma de organização da Sociedade do Conhecimento. […] Aqui se reconhece que apesar de todos ganharem com a modernização e incremento dos processos de comunicação, o que vem acontecendo é que a distância entre os que tinham mais e os que tinham menos acesso à informação se alarga indefinidamente com a implementação sucessiva – e cada vez mais intensa – de mais recursos tecnológicos.

d.

É a integração de computadores com comunicações e outras formas de tecnologias de informação estão criando novas formas de sistemas e serviços de informação distribuída. A tendência é haver computadores mais poderosos conectados a uma rede mundial de serviços e recursos através de uma infra-estrutura de alto desempenho. E o surgimento dos ambientes de computação ubíqua que deverá ser a nova forma de trabalho da próxima década. Este é o cenário altamente desafiador e excitante que motiva a computação móvel.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais