QUESTÃO 14: Os cimentos de ionômero de vidro foram desenvolvidos por Wilson e Kent, como resultado de numerosos estudos, com o objetivo de agrupar o cimento de silicato e o de policarboxilato, criando um novo material com as propriedades de ambos. Os cimentos de ionômero de vidro (CIV) têm-se destacado cada vez mais pela sua diversificada indicação dentro da Odontologia, pois veio agregar propriedades físicas e biológicas favoráveis, que não eram obtidas com outros materiais. A melhoria significante desta categoria de materiais, em função de modificações em seus componentes, resultou em ampla indicação clínica. O conhecimento do CIV é de fundamental importância para determinar as suas particularidades em diferentes situações clínicas. Para se realizar restaurações provisórias, qual é o tipo de cimento de ionômero de vidro (CIV) utilizado e seu aspecto adequado para inserção na cavidade?
a. Convencional restaurador presa química / brilhante. b. Convencional forrador presa química/ opaco. c. Restaurador fotopolimerizável / opaco. d. Cimentação presa química/ brilhante. e. Forrador fotopolimerizável / brilhante.
QUESTÃO 02: Paciente I.N.N., 46 anos, compareceu à clínica odontológica de ensino. Durante a História da Doença Atual o paciente relatou ter sentido dor de dente há alguns dias e atualmente estar sem dor. Relata também apresentar dúvida sobre qual dente estava doendo.No exame físico intrabucal observou-se fístula na gengiva na região de periápice e levantou-se como hipótese diagnóstica abcesso dentoalveolar crônico. Foi observada ainda a presença de uma raiz supranumerária no mesmo dente, sendo necessária realização de um método de localização para determinar se tratava-se de uma raiz vestibular ou na região lingual. Qual(is) o(s) método(s) de localização radiográfica intrabucais indicado(s) para a localização da raiz supranumerária?
a. Parma b. Clark c. Miller-Winter d. Donovan e. Le Master
QUESTÃO 05: São indicações para a prescrição de Tomografia Computadorizada por Feixe Cônico nas especialidades odontológicas: I – Avaliar a parada de crescimento ósseo (maturidade esquelética) II – Avaliação óssea das alterações degenerativas da ATM III – Localização de dentes retidos e relação com as estruturas anatômicas IV – Avaliação de fraturas ósseas na face V – Lesões benignas, em tecidos moles, da região bucomaxilofacial
a. Apenas as afirmativas II e III estão corretas b. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. c. Apenas as afirmativas IV e V estão corretas d. I, II, III, IV e V estão corretas. e. II, III e IV estão corretas.
a. Apenas as afirmativas II e III estão corretas b. Apenas as afirmativas I e III estão corretas. c. Apenas as afirmativas IV e V estão corretas d. I, II, III, IV e V estão corretas. e. II, III e IV estão corretas.
QUESTÃO 08: Paciente do sexo masculino, 21 anos, diabético tipo 2, apresentou-se na clínica de ensino, um dia após remover o aparelho ortodôntico, após tratamento que durou 2 anos. A queixa principal era de “dente mole”. A profundidade de sondagem foi de 1 a 3 mm em todos os sítios. Foi constatado sangramento à sondagem em 34% dos sítios. O provável diagnóstico para este paciente segundo os dados descritos é de: a) Periodontite estágio I, grau A, devido à mobilidade. b) Gengivite generalizada associada ao biofilme. c) Gengivite generalizada associada a trauma de oclusão primário. d) Gengivite associada ao biofilme com periodonto reduzido. e) Gengivite generalizada associada à placa, com periodonto reduzido.
a) Periodontite estágio I, grau A, devido à mobilidade. b) Gengivite generalizada associada ao biofilme. c) Gengivite generalizada associada a trauma de oclusão primário. d) Gengivite associada ao biofilme com periodonto reduzido. e) Gengivite generalizada associada à placa, com periodonto reduzido.
QUESTÃO 11: Paciente do sexo feminino, 25 anos procurou a Clínica Odontológica da UniEVANGÉLICA para tratamento. Foi relatado que se apresentava com dor ao frio, que “sumia” com a remoção deste estímulo. Após exame clínico e uso do fio dental, notou-se que este se rompeu na face proximal entre os dentes 45 e 46. Radiograficamente, observou-se áreas radiolúcidas na região proximal descrita, estendendo-se além da junção amelodentinária, conforme mostra a imagem abaixo. Durante a remoção do tecido cariado no dente 46, este apresentava-se com bastante dentina amolecida, proximidade pulpar, porém, não houve exposição durante sua remoção. O que está indicado para esta situação clínica?
a. Remoção total da cárie e capeamento pulpar direto com pasta de hidróxido de cálcio + base com cimento de óxido de zinco e eugenol + sistema adesivo + restauração com resina composta. b. Remoção total da cárie e capeamento pulpar direto com cimento de ionômero de vidro forrador quimicamente ativado + restauração provisória com cimento de ionômero de vidro restaurador quimicamente ativado. c. Remoção parcial da cárie e proteção indireta do CDP com cimento de ionômero de vidro forrador fotopolimerizável + base com cimento de óxido de zinco e eugenol + sistema adesivo + restauração com resina composta. d. Remoção parcial da cárie e tratamento expectante com pasta de hidróxido de cálcio + selamento provisório com cimento de ionômero de vidro ou OZE. e. Remoção total da cárie e selamento provisório com cimento de ionômero de vidro restaurador modificado por resina.
QUESTÃO 12: A preocupação estética é o principal motivo que leva as pessoas a optarem por materiais cuja cor se assemelhe à do dente, como as resinas compostas. A excelente propriedade estética desse material é o fator determinante de seu sucesso; porém, sua estabilidade de cor também é determinante na manutenção do sucesso ao longo do tempo. O uso frequente de substâncias com corantes provoca o fenômeno de adsorção das moléculas de pigmento à superfície das resinas compostas, que se depositam na intimidade da camada subsuperficial. Assim sendo, a superfície de resina deveria periodicamente passar por procedimentos de repolimento. Avalie os itens abaixo onde estão enumerados variados instrumentos:
I. Pontas diamantadas finas. II. Brocas carbide esféricas. III. Brocas carbide multilaminadas. IV. Pontas diamantadas esféricas. V. Brocas carbide tipo pêra e chama. VI. Pontas diamantadas extrafinas.
QUESTÃO 13: Paciente do sexo feminino, 19 anos, apresenta no dente 24 uma restauração de amálgama insatisfatória, que será substituída por resina composta. Pela radiografia notou-se que ela abrange as faces mesial e oclusal, tem uma falha na região mesial (falta de material restaurador) e presença de lesão cariosa secundária. Assinale a alternativa correta a respeito da técnica restauradora, da inserção da resina e do tipo de resina a ser utilizada:
a. Colocação da tira de poliéster / inserção de camada única de resina / resina de micropatículas. b. Colocação da tira de c. Remoção parcial da cárie e proteção indireta do CDP com cimento de ionômero de vidro forrador fotopolimerizável + base com cimento de óxido de zinco e eugenol + sistema adesivo + restauração com resina composta. d. Remoção parcial da cárie e tratamento expectante com pasta de hidróxido de cálcio + selamento provisório com cimento de ionômero de vidro ou OZE. e. Remoção total da cárie e selamento provisório com cimento de ionômero de vidro restaurador modificado por resina.
QUESTÃO 15: Uma paciente de 18 anos, sexo feminino, está em tratamento na Clínica Odontológica da UniEVANGÉLICA. Após os procedimentos prévios, foram anotadas as situações clínicas presentes, de acordo com o quadro clínico abaixo.
DENTE SITUAÇÃO 11 Fratura oblíqua do ângulo mesial por trauma 22 Restauração insatisfatória nas faces distal e palatina, sem envolver o ângulo 26 Lesão de cárie no sulco oclusopalatino 21 Restauração insatisfatória nas faces mesial e palatina 17 Restauração fraturada com cárie nas faces oclusal e mesial 47 Lesão de cárie no sulco oclusovestibular 35 Lesão de cárie no terço cervical da face distal 48 Lesão de cárie na face oclusal
Assinale a afirmativa que relaciona corretamente os dentes com a classificação de Black:
a. Incisivo central superior esquerdo- IV. b. 2º pré-molar inferior esquerdo- classe V. c. 1º molar superior esquerdo- classe I. d. 2º molar inferior direito- classe II. e. 3º molar inferior esquerdo- classe I.
QUESTÃO 16: Ao longo dos anos têm sido realizados estudos voltados a técnicas e materiais que possam facilitar e proteger o complexo dentinopulpar. A dentina e o tecido pulpar estão susceptíveis a diversos tipos de agressores, que vão desde toxinas derivadas de microrganismos, até aqueles originados por preparos cavitários erroneamente executados e materiais dentários tóxicos. Para uma efetiva manutenção da vitalidade do complexo dentinopulpar devem ser levados em consideração principalmente o tipo de material a ser utilizado. De acordo com os materiais abaixo, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I. O cimento de hidróxido de cálcio é aplicado diretamente sobre a dentina de cavidades médias e profundas, tanto para restaurações que serão realizadas com amálgama, quanto para resina composta. II. A pasta de hidróxido de cálcio é utilizada para colocação diretamente sobre a dentina nos tratamentos expectantes, depois da remoção parcial da dentina cariada. III. Cavidades muito profundas, na região cervical, devem ter o complexo dentinopulpar protegido com cimento de hidróxido de cálcio na parede de fundo axial. IV. E
I. O cimento de hidróxido de cálcio é aplicado diretamente sobre a dentina de cavidades médias e profundas, tanto para restaurações que serão realizadas com amálgama, quanto para resina composta. II. A pasta de hidróxido de cálcio é utilizada para colocação diretamente sobre a dentina nos tratamentos expectantes, depois da remoção parcial da dentina cariada. III. Cavidades muito profundas, na região cervical, devem ter o complexo dentinopulpar protegido com cimento de hidróxido de cálcio na parede de fundo axial. IV. E