Buscar

O texto abaixo descreve uma síntese das visões de Adam Smith acerca do Mercantilismo: “Segundo ele, as principais características desse sistema se...

O texto abaixo descreve uma síntese das visões de Adam Smith acerca do Mercantilismo: “Segundo ele, as principais características desse sistema seriam: a identificação de riqueza com riqueza metálica, e a ideia de que para deter metais era preciso manter a Balança Comercial superavitária (WN, IV, i: 450). Aceitos esses princípios, (...) tornou-se necessariamente o grande objeto da Economia Política [dos mercantilistas], diminuir tanto quanto possível a importação de produtos externos para o consumo doméstico, e aumentar tanto quanto possível a exportação do produto da indústria doméstica. Seus dois grandes mecanismos para enriquecer um país, portanto, eram restrições sobre importações e incentivos às exportações.” Fonte:MATTOS, Laura Valladão de. As razões do laissez-faire: uma análise do ataque ao mercantilismo e da defesa da liberdade econômica na Riqueza das Nações. Revista de Economia Política, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 108-129, 2007. Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2021. P. 112. A partir da interpretação do texto e dos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta: A) Adam Smith era a favor do mercantilismo, dado que suas medidas estimulavam a demanda doméstica, aumentando o nível da renda nacional. B) Adam Smith era um crítico mordaz do mercantilismo, já que defendia o livre comércio entre as nações como condutor da prosperidade e da produtividade. C) Adam Smith era crítico do mercantilismo, pois não aceitava a intervenção estatal em nenhum aspecto devida econômica, defendendo assim um liberalismo puro. D) Adam Smith foi um defensor e praticante do mercantilismo ao fornecer apoio intelectual às monarquias absolutistas da época.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a B) Adam Smith era um crítico mordaz do mercantilismo, já que defendia o livre comércio entre as nações como condutor da prosperidade e da produtividade.

0
Dislike0
User badge image

kamaleao

A alternativa correta é:

B) Adam Smith era um crítico mordaz do mercantilismo, já que defendia o livre comércio entre as nações como condutor da prosperidade e da produtividade.

Adam Smith era um crítico do mercantilismo e defendia a ideia de que o livre comércio, sem restrições à importação e exportação, era fundamental para o aumento da prosperidade e da produtividade das nações. Ele é considerado um dos pais fundadores da economia clássica e sua obra mais famosa, "A Riqueza das Nações", é uma crítica ao mercantilismo e uma defesa do liberalismo econômico.

Deixe o like e de e siga meu perfil se gostou!! :)


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais