Buscar

Vamos voltar no tempo e visitar o ano de 2006, quando o Pacto pela Saúde passou a vigorar no Brasil, por meio do Termo de Compromisso e Gestão (TCG...

Vamos voltar no tempo e visitar o ano de 2006, quando o Pacto pela Saúde passou a vigorar no Brasil, por meio do Termo de Compromisso e Gestão (TCG) com as atribuições e o monitoramento dos Pactos, objetivando promover inovações nos processos e instrumentos de gestão, visando alcançar maior eficiência e qualidade das respostas do Sistema Único de Saúde.

Você trabalha como gestor municipal de saúde e precisa melhorar o controle de câncer do colo de útero e mamas, além de reduzir a mortalidade infantil e materna.

Você recebeu as seguintes informações: precisa aumentar a cobertura dos exames de mamografia, reduzir a mortalidade dos neonatos e mães em 5%, garantir insumos e medicamentos para tratamento das síndromes hipertensivas no parto. Todas as informações são baseadas nas orientações do Pacto e nas taxas do município. 

Com base nesses dados e no Pacto pela saúde, planeje e justifique:

A. Ações para controle do câncer de colo de útero e mama.

B. Ações para diminuir a mortalidade infantil e materna.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas e no Pacto pela Saúde, vou ajudá-lo a planejar e justificar as ações para controle do câncer de colo de útero e mama, bem como para diminuir a mortalidade infantil e materna. A. Ações para controle do câncer de colo de útero e mama: 1. Campanhas de conscientização: Realizar campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de colo de útero e mama. 2. Ampliação da cobertura de exames: Implementar estratégias para aumentar a cobertura dos exames de mamografia e Papanicolau, como a disponibilização de unidades móveis de saúde e a realização de mutirões de exames. 3. Capacitação dos profissionais de saúde: Promover treinamentos e capacitações para os profissionais de saúde, visando aprimorar o diagnóstico precoce e o tratamento adequado desses tipos de câncer. 4. Acesso a tratamento: Garantir o acesso aos tratamentos necessários, como cirurgias, radioterapia e quimioterapia, por meio da disponibilização de serviços especializados e parcerias com hospitais e clínicas. B. Ações para diminuir a mortalidade infantil e materna: 1. Pré-natal de qualidade: Garantir um pré-natal de qualidade para todas as gestantes, com acompanhamento regular, exames adequados e orientações sobre cuidados durante a gestação. 2. Atendimento humanizado no parto: Promover um atendimento humanizado durante o parto, com profissionais capacitados e infraestrutura adequada, visando reduzir complicações e garantir a segurança da mãe e do bebê. 3. Atenção ao recém-nascido: Implementar protocolos de atenção ao recém-nascido, com cuidados adequados, acompanhamento pós-parto e orientações para os pais sobre os cuidados com o bebê. 4. Rede de cuidados integrados: Estabelecer parcerias com outros serviços de saúde, como unidades básicas de saúde, hospitais e maternidades, para garantir uma rede de cuidados integrados, desde a gestação até o pós-parto. Essas são apenas algumas sugestões de ações com base no Pacto pela Saúde. É importante adaptar as estratégias de acordo com a realidade e necessidades do município, sempre buscando a eficiência e qualidade das respostas do Sistema Único de Saúde.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais