Buscar

Os procedimentos de trabalho em eletricidade devem conter instruções de segurança do trabalho, de forma a atender a NR10. Um desses procedimentos c...

Os procedimentos de trabalho em eletricidade devem conter instruções de segurança do trabalho, de forma a atender a NR10. Um desses procedimentos consiste na constatação da ausência de tensão. Como ela é feita?
É feita verificando a existência de equipamentos energizados nas proximidades do circuito ou equipamento a sofrer intervenção verificando assim os procedimentos, materiais, equipamentos de proteção necessários a execução dos trabalhos obedecendo-se a tabela de zona de risco e zona controlada.
É feita no próprio ambiente de trabalho através de instrumentos de medições dos painéis (fixo) ou instrumentos elétricos móveis (observar sempre a classe de tensão desses instrumentos), verificar os Equipamentos de Proteção Coletiva e Equipamentos de Proteção Individual necessários para o serviço, se estão dentro das normas vigentes e se as pessoas envolvidas estão devidamente protegidas.
É feita constatando a instalação da sinalização em todos os equipamentos que nas suas manobras podem vir a energizar o circuito ou equipamento em intervenção.
É feita verificando as medidas de impedimento de reenergização aplicadas, que sejam compatíveis ao circuito em intervenção, como: abertura de seccionadoras, retirada de fusíveis, afastamento de disjuntores de barras, relês de bloqueio, travamento por chaves.
É feita confirmando se o circuito desligado é o alimentador do circuito a ser executada a intervenção.

Essa pergunta também está no material:

revisao (1)
1 pág.

Concursos OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A constatação da ausência de tensão em procedimentos de trabalho em eletricidade, de acordo com a NR10, pode ser feita de várias maneiras. Algumas delas são: - Verificando a existência de equipamentos energizados nas proximidades do circuito ou equipamento a sofrer intervenção, observando os procedimentos, materiais e equipamentos de proteção necessários, de acordo com a tabela de zona de risco e zona controlada. - Realizando medições no próprio ambiente de trabalho, utilizando instrumentos de medição fixos nos painéis ou instrumentos elétricos móveis, sempre observando a classe de tensão desses instrumentos. Além disso, é importante verificar se os Equipamentos de Proteção Coletiva e Equipamentos de Proteção Individual necessários estão dentro das normas vigentes e se as pessoas envolvidas estão devidamente protegidas. - Verificando se a sinalização adequada está instalada em todos os equipamentos que, durante as manobras, possam energizar o circuito ou equipamento em intervenção. - Verificando se foram aplicadas medidas de impedimento de reenergização compatíveis com o circuito em intervenção, como abertura de seccionadoras, retirada de fusíveis, afastamento de disjuntores de barras, relés de bloqueio e travamento por chaves. - Confirmando se o circuito desligado é o alimentador do circuito que será executada a intervenção. É importante seguir todas as normas de segurança do trabalho e as orientações da NR10 para garantir a segurança durante os procedimentos em eletricidade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais