Buscar

A discussão sobre a pena de morte é um tema de grande importância para os Direitos Humanos. Desse modo, no continente americano essa questão também...

A discussão sobre a pena de morte é um tema de grande importância para os Direitos Humanos. Desse modo, no continente americano essa questão também é regulada pelo Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Tendo isso em conta e os conteúdos trabalhados na disciplina, analise as afirmacoes abaixo:

I. A Convenção Americana de Direitos Humanos consagra o direito à vida em seu artigo 4°, de modo que em sua dimensão negativa a Convenção proíbe em qualquer circunstância a aplicação da pena de morte.
II. Dessa maneira, os países nos quais a pena de morte ainda não foi abolida sofrem sanções proveniente da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
III. De acordo com a Convenção Americana de Direitos Humanos, uma vez abolida a pena de morte por um Estado, ela não poderá mais ser restituída.
IV. A Convenção Americana de Dir

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas afirmações apresentadas, vamos analisar cada uma delas: I. A Convenção Americana de Direitos Humanos consagra o direito à vida em seu artigo 4°, de modo que em sua dimensão negativa a Convenção proíbe em qualquer circunstância a aplicação da pena de morte. Essa afirmação está correta. O artigo 4° da Convenção Americana de Direitos Humanos estabelece que ninguém pode ser privado da vida arbitrariamente, proibindo, portanto, a aplicação da pena de morte. II. Dessa maneira, os países nos quais a pena de morte ainda não foi abolida sofrem sanções provenientes da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Essa afirmação está incorreta. Embora a Corte Interamericana de Direitos Humanos seja responsável por zelar pela aplicação e interpretação da Convenção Americana de Direitos Humanos, ela não possui poder de impor sanções aos países que ainda não aboliram a pena de morte. III. De acordo com a Convenção Americana de Direitos Humanos, uma vez abolida a pena de morte por um Estado, ela não poderá mais ser restituída. Essa afirmação está correta. A Convenção Americana de Direitos Humanos estabelece que, uma vez que um Estado tenha abolido a pena de morte, ele não poderá mais restabelecê-la. Portanto, as afirmações corretas são a I e a III.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais