Buscar

Questão 3/10 - Introdução à Psicanálise Jacques Lacan, nasceu e viveu em Paris (França) entre os anos de 1901 e 1981. Alguns fatos e momentos marca...

Questão 3/10 - Introdução à Psicanálise Jacques Lacan, nasceu e viveu em Paris (França) entre os anos de 1901 e 1981. Alguns fatos e momentos marcaram a sua biografia, analise as sentenças a baixo I – Lacan era considerado inteligente, intenso, polêmico e excêntrico; ele não gostava de suas origens familiares. II – Lacan escreveu vários livros que estão reunidos em uma coleção chamada Os Seminários III – Nos seus seminários Lacan apresentava muitos dos seus casos clínicos para ilustrar a teoria IV – Lacan elaborou a teoria do Nome do Pai em um momento de vida complicado em que não conseguia assumir a paternidade de sua filha V – Lacan fundou a sua própria Escola de psicanálise e teve suas aulas transcritas. A II, III e IV estão corretas B III, IV e V estão corretas C I, IV e V estão corretas D I, II e III estão corretas E III, IV e V estão corretas

💡 4 Respostas

User badge image

fybcarv

A alternativa D) "Por meio dela o terapeuta orienta as correções necessárias para os pensamentos disfuncionais do cliente" está incorreta.

O questionamento socrático na abordagem cognitiva não envolve o terapeuta orientando diretamente as correções necessárias para os pensamentos disfuncionais do cliente. Em vez disso, o terapeuta utiliza o questionamento para ajudar o cliente a explorar seus próprios pensamentos, crenças e cognições disfuncionais, a fim de que o cliente possa chegar a suas próprias conclusões e soluções. O terapeuta desafia as distorções cognitivas e ajuda o cliente a examinar a validade de seus pensamentos, mas não impõe correções diretamente.

Portanto, a afirmação correta seria que o questionamento socrático na abordagem cognitiva não envolve o terapeuta orientando diretamente as correções para os pensamentos disfuncionais do cliente.

1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: III, IV e V estão corretas.

0
Dislike0
User badge image

fybcarv

A alternativa correta é a letra E: III, IV e V estão corretas.

Justificação:

  • Sentença III: Lacan costumava apresentar muitos de seus casos clínicos em seus seminários para ilustrar sua teoria psicanalítica, o que é uma característica importante de seu trabalho.
  • Sentença IV: Lacan de fato elaborou a teoria do Nome do Pai em um momento de sua vida complicado, quando não conseguia assumir a paternidade de sua filha. Isso é um aspecto relevante de sua biografia e de sua obra.
  • Sentença V: Lacan fundou sua própria Escola de psicanálise, a Escola Freudiana de Paris, e suas aulas foram transcritas e amplamente difundidas, contribuindo para a disseminação de suas ideias na comunidade psicanalítica.

Portanto, as sentenças III, IV e V estão corretas e correspondem aos acontecimentos significativos na vida e obra de Jacques Lacan.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais