Buscar

Acerto: 0,2 / 0,2 (IF-SC/2015 - Adaptada) O Império Bizantino, apesar de atrelado à conjuntura do mundo europeu ocidental, possuía característica...

Acerto: 0,2 / 0,2

(IF-SC/2015 - Adaptada)

O Império Bizantino, apesar de atrelado à conjuntura do mundo europeu ocidental, possuía características próprias. Sobre a arte bizantina avalie as alternativas.

1. Uma das principais características materiais da arte bizantina é o mosaico, que tinha a função decorativa, mas também de educação moral e religiosa.

2. O movimento artístico em bizâncio esteve relacionado com a estrutura religiosa do Império que mantinha rigoroso controle das produções dos artistas.

3. Na arte bizantina, é possível perceber a confluência de influência cultural advinda de variados povos, como gregos, romanos e asiáticos.

4. A crise iconoclasta que se estabeleceu no Império Bizantino foi responsável por propiciar um movimento artístico que levou à ascensão da arte profana em detrimento da arte religiosa.

Marque a alternativa correta:

Somente I e II estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente II, III e IV estão corretas.
Somente III e IV estão corretas.

Somente I, II e III estão corretas.
Respondido em 20/09/2023 20:12:42

Explicação:

A arte bizantina é resultado de uma sociedade complexa com múltiplas influências, como a helênica, romana e asiática. Seu objetivo, específico, era uma educação moral e religiosa. Uma das principais características da arte bizantina fora os mosaicos, e ela foi objeto de um controle rigoroso por parte da estrutura religiosa e do império. A crise dos ícones chama atenção pela importância das imagens para o mundo bizantino. Como movimento de contestação ao uso das imagens, o resultado posterior deste momento foi a utilização das imagens dos santos, Maria e Cristo sob um rígido código de conduta e produção.


Somente I e II estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente II, III e IV estão corretas.
Somente III e IV estão corretas.
Somente I, II e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO II HISTÓRIA DA IDADE MÉDIA
8 pág.

Historia da Idade Media Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais