Buscar

"Bens são coisas, porém nem todas as coisas são bens. As coisas são o gênero do qual os bens são espécies. As coisas abrangem tudo quanto existe na...

"Bens são coisas, porém nem todas as coisas são bens. As coisas são o gênero do qual os bens são espécies. As coisas abrangem tudo quanto existe na natureza, exceto a pessoa, e somente se consideram bens as coisas existentes que possuam algum valor econômico (trabalho, terra e valor), e proporcionam ao homem utilidade e são suscetíveis de apropriação, podendo ser objeto de uma relação de direito."

A partir das informações apresentadas e de seu conhecimento, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

 

(  )  Bens públicos são os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; os bens particulares são definidos por exclusão, ou seja, são aqueles que não são públicos.

 

(  )  Bens corpóreos são aqueles dotados de existência física, material, podendo ser objeto de compra e venda. Já os bens incorpóreos possuem existência abstrata ou ideal, não possuindo existência física, como exemplo, temos a propriedade literária. Referidos bens (incorpóreos) podem ser transferidos por cessão. 

 

(  ) O bem de família é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam proprietários e nele residam. Ressalte-se ainda que ele decorre exclusivamente da lei, não podendo ser convencional.

 

(  ) Os bens públicos podem ser objeto de alienação e de usucapião, contanto que sejam obedecidas as exigências legais.

 

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA

Escolha uma:

a.

V – F – V – F.

b.

V – F – V – V.

c.

V – V – V – F.

d.

V – V – F – F.

e.

F – F – V – V.


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A partir das informações apresentadas, podemos julgar as afirmativas da seguinte forma: - (V) Bens públicos são os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; os bens particulares são definidos por exclusão, ou seja, são aqueles que não são públicos. - (F) Bens corpóreos são aqueles dotados de existência física, material, podendo ser objeto de compra e venda. Já os bens incorpóreos possuem existência abstrata ou ideal, não possuindo existência física, como exemplo, temos a propriedade literária. Referidos bens (incorpóreos) podem ser transferidos por cessão. - (V) O bem de família é impenhorável e não responderá por qualquer tipo de dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, contraída pelos cônjuges ou pelos pais ou filhos que sejam proprietários e nele residam. Ressalte-se ainda que ele decorre exclusivamente da lei, não podendo ser convencional. - (F) Os bens públicos não podem ser objeto de alienação e de usucapião, pois são destinados ao uso coletivo e não podem ser apropriados por particulares. Portanto, a sequência correta é: V - F - V - F. Alternativa a.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais