Buscar

Questão Acerto: dimensionamento de um componente ou estrutura é uma das atribuições de engenheiros. São algumas variáveis que devem ser considerada...

Questão Acerto: dimensionamento de um componente ou estrutura é uma das atribuições de engenheiros. São algumas variáveis que devem ser consideradas para que o projeto seja adequado: as condições de operação, carregamento mecânico (estático ou dinâmico), temperatura de operação, existência de ambiente corrosivo, etc. Dessa forma, a escolha do material mais adequado e aspectos preventivos podem ser acertadamente inseridos no projeto. A respeito de tal assunto, são feitas as seguintes afirmativas:

I - O dimensionamento de componentes mecânicos, a partir dos conceitos da Resistência dos Materiais, considera a tensão de escoamento (ou de ruptura) e a tenacidade do material.
II - A Mecânica da Fratura considera trincas presentes nos materiais no comportamento desses na fratura, sendo a Mecânica da Fratura Linear Elástica (MFLE) aplicável em situações em que a fratura não apresenta a zona plástica apreciável.
III - A Mecânica da Fratura considera a possibilidade apenas que trincas possam ser nucleadas ao longo da utilização dos componentes, sendo a Mecânica da Fratura Elastoplástica (MFEP) aplicável em situações em que a fratura apresenta a zona plástica apreciável.

Essa pergunta também está no material:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas afirmativas apresentadas, podemos analisar cada uma delas: I - O dimensionamento de componentes mecânicos, a partir dos conceitos da Resistência dos Materiais, considera a tensão de escoamento (ou de ruptura) e a tenacidade do material. Essa afirmativa está correta. No dimensionamento de componentes mecânicos, é importante considerar a tensão de escoamento ou de ruptura do material, bem como sua tenacidade, para garantir a segurança e adequação do projeto. II - A Mecânica da Fratura considera trincas presentes nos materiais no comportamento desses na fratura, sendo a Mecânica da Fratura Linear Elástica (MFLE) aplicável em situações em que a fratura não apresenta a zona plástica apreciável. Essa afirmativa está correta. A Mecânica da Fratura é uma área de estudo que considera a presença de trincas nos materiais e seu comportamento durante a fratura. A Mecânica da Fratura Linear Elástica (MFLE) é aplicável em situações em que a fratura não apresenta uma zona plástica significativa. III - A Mecânica da Fratura considera a possibilidade apenas que trincas possam ser nucleadas ao longo da utilização dos componentes, sendo a Mecânica da Fratura Elastoplástica (MFEP) aplicável em situações em que a fratura apresenta a zona plástica apreciável. Essa afirmativa está incorreta. A Mecânica da Fratura não considera apenas a possibilidade de trincas serem nucleadas ao longo da utilização dos componentes. Ela também leva em conta a propagação dessas trincas e o comportamento elastoplástico do material. Portanto, a Mecânica da Fratura Elastoplástica (MFEP) é aplicável em situações em que a fratura apresenta uma zona plástica significativa. Portanto, as afirmativas corretas são I e II.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais