Buscar

Em uma reunião pedagógica na Escola X, foi apresentada pela Equipe Diretiva, aos educadores, a BNCC- Base Nacional Comum Curricular. No primeiro en...

Em uma reunião pedagógica na Escola X, foi apresentada pela Equipe Diretiva, aos educadores, a BNCC- Base Nacional Comum Curricular. No primeiro encontro os educadores de Arte iniciaram um estudo sobre os caminhos para ampliar o acesso dos alunos a experiências estéticas nas aulas de Artes, e como colocar todas as crianças e jovens como protagonistas, para que possam construir o conhecimento da Arte, expressar seus sentimentos e sua criatividade por meio do processo artístico.

No segundo momento os educadores foram motivados e provocados a criar o planejamento de suas aulas trazendo a nova proposta de aulas, que a BNCC prevê.

Tendo em vista a importância de um bom planejamento de aulas para o êxito do professor com seus educandos e a Base Curricular, descreva como pode ser estruturado o planejamento e o que é de grande importância na prática em Arte, para que o aluno possa construir o seu conhecimento, sentindo-se livre para criar e dando vazão a sua sensibilidade.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Um bom planejamento de aulas em Arte, de acordo com a BNCC, deve levar em consideração alguns aspectos importantes. Primeiramente, é fundamental que o professor tenha clareza sobre os objetivos de aprendizagem da disciplina, ou seja, quais habilidades e competências os alunos devem desenvolver ao longo do processo. Além disso, é importante que o planejamento inclua atividades que estimulem a criatividade e a expressão dos alunos, permitindo que eles sejam protagonistas do processo artístico. Isso pode ser feito por meio de propostas de projetos, atividades práticas e experimentações artísticas. Outro ponto relevante é a diversidade de experiências estéticas. O planejamento deve contemplar diferentes manifestações artísticas, como música, dança, teatro, pintura, escultura, entre outras, de forma a ampliar o repertório cultural dos alunos. É fundamental também que o planejamento esteja alinhado com os interesses e necessidades dos estudantes, levando em consideração suas vivências e contextos culturais. Dessa forma, o professor pode criar atividades que sejam significativas e relevantes para os alunos, promovendo uma maior conexão com o conteúdo. Por fim, é importante que o planejamento inclua momentos de reflexão e avaliação, permitindo que o professor acompanhe o progresso dos alunos e faça ajustes necessários ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Lembrando que essas são apenas algumas diretrizes gerais para o planejamento de aulas em Arte, e que cada professor pode adaptar e personalizar o seu planejamento de acordo com as características da turma e as especificidades da escola.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais