Buscar

Selecione a resposta correta?

Além da ação direta de inconstitucionalidade, a Constituição Federal de 1988 prevê outros sistemas destinados ao controle de constitucionalidade, como a ação declaratória de constitucionalidade, a ação direta de inconstitucionalidade interventiva e a ação de arguição de descumprimento de preceito fundamental.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em: 11 ago. 2019. Assinale a alternativa correta. a. Há situações em que a intervenção deve ser precedida de uma ação direta de inconstitucionalidade interventiva e somente pode ser feita pelo procurador-geral da República. b. Dentre os possíveis e diversos casos do Art. 34 da CF, há a violação dos princípios constitucionais sensíveis à ação direta de inconstitucionalidade interventiva. c. A ação direta de inconstitucionalidade interventiva não tem um objetivo específico, é geral, e um deles é viabilizar a intervenção federal. d. A ação interventiva é igual à ação direta de inconstitucionalidade geral, que pode ser proposta por qualquer um dos legitimados enumerados no artigo 103 da Constituição. e. Exemplo de ação direta de inconstitucionalidade interventiva é manter a integridade nacional (inciso I), aproximar invasão estrangeira.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa B) Dentre os possíveis e diversos casos do Art. 34 da CF, há a violação dos princípios constitucionais sensíveis à ação direta de inconstitucionalidade interventiva.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais