Buscar

Questão 3: A Constituição de 1988 rompeu com a ordem jurídica anterior, por meio do Poder Constituinte Originário, que instituiu novos compromissos...

Questão 3: A Constituição de 1988 rompeu com a ordem jurídica anterior, por meio do Poder Constituinte Originário, que instituiu novos compromissos com a sociedade brasileira. Sobre a Constituição, assinale a afirmativa correta.

A forma federativa de Estado veda a redução das desigualdades regionais como um dos objetivos do país, uma vez que todos os Estados devem ser tratados com igualdade de direitos. (F)
A Constituição de 1988 fundou um Estado social em que se adota o valor social do trabalho como princípio fundante, não tendo a livre-iniciativa recebido igual tratamento. (V)
O modelo de separação de poderes adotado no país significa que a função judicante é exclusiva do Poder Judiciário, ao passo que a função legislativa também é exclusiva do Poder Legislativo, ou seja, cada poder detém monopólio sobre as suas funções. (F)
A erradicação da pobreza e da marginalização é um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil. (V)
O pluralismo político, apesar de desejável, não é princípio fundamental da Constituição democrática, porque não há como exigir dos cidadãos que constituam diversos partidos políticos. (F)
A) A forma federativa de Estado veda a redução das desigualdades regionais como um dos objetivos do país, uma vez que todos os Estados devem ser tratados com igualdade de direitos.
B) A Constituição de 1988 fundou um Estado social em que se adota o valor social do trabalho como princípio fundante, não tendo a livre-iniciativa recebido igual tratamento.
C) O modelo de separação de poderes adotado no país significa que a função judicante é exclusiva do Poder Judiciário, ao passo que a função legislativa também é exclusiva do Poder Legislativo, ou seja, cada poder detém monopólio sobre as suas funções.
D) A erradicação da pobreza e da marginalização é um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.
E) O pluralismo político, apesar de desejável, não é princípio fundamental da Constituição democrática, porque não há como exigir dos cidadãos que constituam diversos partidos políticos.

Essa pergunta também está no material:

prova
1 pág.

Instituições de Direito

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) A erradicação da pobreza e da marginalização é um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais