Buscar

Em um sistema local, as regiões críticas, a exclusão mútua e demais problemas de sincronização são resolvidos, na maioria das vezes, por métodos de...

Em um sistema local, as regiões críticas, a exclusão mútua e demais problemas de sincronização são resolvidos, na maioria das vezes, por métodos de semáforos e monitores. Porém, estes não são recomendados para serem usados em sistemas distribuídos. Para resolver esses problemas em sistemas distribuídos, tem-se os: algoritmos centralizados, algoritmos distribuídos, algoritmo em anel, algoritmo de detecção de deadlocks distribuídos e o algoritmo de eleição, por exemplo. Como característica do algoritmo de eleição, tem-se que:


Existe um coordenador que sempre que um processo quiser entrar na região crítica, ele envia uma requisição de mensagem para o coordenador, declarando qual a região ele quer entrar e requisitando permissão.
Existem algoritmos que dependem de um coordenador, que na falta dele, é preciso eleger um processo, entre os ativos, para desempenhar função especial para escolha de um processo que assumirá a posição de coordenador. Esse coordenador será o responsável por organizar, por exemplo, a exclusão mútua e detecção de deadlock.
Consulta seus pares de tempo em tempo, perguntando a hora que cada um está registrando, e, com base nos valores retornados, calcula um horário médio e informa para todos os participantes adiantar ou atrasar seus relógios.
Quando inicializado, o processo recebe um token, que circula. Quando um processo adquire o token do processo vizinho, é feita uma verificação para entrar na região crítica. Se precisar, o processo entra na região crítica, efetua o trabalho.
Requer que haja uma ordem total de todos os eventos no sistema. Ou seja, para qualquer par de eventos, como mensagens, não deve haver ambiguidade sobre qual é o primeiro.

Essa pergunta também está no material:

ComputaçãoParalelaAva1
4 pág.

Computação Paralela e Distribuída Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A característica do algoritmo de eleição é que existem algoritmos que dependem de um coordenador, que na falta dele, é preciso eleger um processo, entre os ativos, para desempenhar função especial para escolha de um processo que assumirá a posição de coordenador. Esse coordenador será o responsável por organizar, por exemplo, a exclusão mútua e detecção de deadlock.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais