Buscar

Há variados tipos de compêndios gramaticais, com diferentes objetivos e perspectivas teóricas, embora o mais conhecido pela sociedade seja a gramát...

Há variados tipos de compêndios gramaticais, com diferentes objetivos e perspectivas teóricas, embora o mais conhecido pela sociedade seja a gramática normativa/tradicional. O professor de português, quando pretende se familiarizar com mais de uma maneira de olhar a língua, passa a lidar com mais de um tipo.

 

A respeito dos diferentes tipos de compêndios gramaticais, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

 

I. ( ) As gramáticas normativas descrevem o conjunto de regras que devem ser seguidas para alcançar o que se costuma definir como “norma-padrão”; já as gramáticas descritivas, por sua vez, tentam dar conta de um número maior de fenômenos, a fim de descreverem as regras seguidas, isto é, as diferentes normas de uso.

II. ( ) As gramáticas normativas fazem parte da tradição das línguas ocidentais, pois são um importante instrumento de gramatização dessas línguas, assim como os dicionários. Além disso, servem para descrever os usos considerados modelos, aqueles que dizem respeito à norma-padrão.

III. ( ) As gramáticas descritivas têm como objetivo documentar apenas as variedades estereotipadas da língua, aquelas vistas como erradas e sem prestígio social, já que não estão presentes nas gramáticas tradicionais. Dessa forma, essas gramáticas podem documentar o que não está registrado em outro lugar.

IV. ( ) Ambas as gramáticas têm serventia para o professor de português, pois tratam da língua portuguesa de maneiras diferentes e não são extremamente opostas, uma vez que as duas descrevem a língua - uma de modo mais prescritivo, e outra de modo mais funcional (ao levar em conta os usos efetivos da língua).

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A sequência correta das afirmativas é: I. (V) As gramáticas normativas descrevem o conjunto de regras que devem ser seguidas para alcançar o que se costuma definir como "norma-padrão"; já as gramáticas descritivas, por sua vez, tentam dar conta de um número maior de fenômenos, a fim de descreverem as regras seguidas, isto é, as diferentes normas de uso. II. (V) As gramáticas normativas fazem parte da tradição das línguas ocidentais, pois são um importante instrumento de gramatização dessas línguas, assim como os dicionários. Além disso, servem para descrever os usos considerados modelos, aqueles que dizem respeito à norma-padrão. III. (F) As gramáticas descritivas têm como objetivo documentar apenas as variedades estereotipadas da língua, aquelas vistas como erradas e sem prestígio social, já que não estão presentes nas gramáticas tradicionais. Dessa forma, essas gramáticas podem documentar o que não está registrado em outro lugar. IV. (V) Ambas as gramáticas têm serventia para o professor de português, pois tratam da língua portuguesa de maneiras diferentes e não são extremamente opostas, uma vez que as duas descrevem a língua - uma de modo mais prescritivo, e outra de modo mais funcional (ao levar em conta os usos efetivos da língua). Portanto, a sequência correta é V, V, F, V.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais