Buscar

Trabalhar a morfossintaxe dentro dos gêneros textuais, isto é, inserida em tipos de textos que materializam a língua, é um desafio para o docente, ...

Trabalhar a morfossintaxe dentro dos gêneros textuais, isto é, inserida em tipos de textos que materializam a língua, é um desafio para o docente, uma vez que exige deste bastante pesquisa e estudo. Contudo, esse é um caminho que parece ser promissor e eficaz para o entendimento de alguns fenômenos linguísticos.

 

A respeito do ensino da morfossintaxe inserida em gêneros textuais diversos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

 

I. ( ) O ensino da morfossintaxe inserida em gêneros textuais diversos pode ajudar o aluno a entender o funcionamento da língua para além das nomenclaturas gramaticais.

II. ( ) O ensino da morfossintaxe inserida em gêneros textuais diversos não é necessário, uma vez que as características morfossintáticas do português brasileiro não mudam.

III. ( ) O trabalho com gêneros textuais ajuda na compreensão de que a língua, como um recurso para interação, sempre está inserida num contexto sociocomunicativo.

IV. ( ) Não há texto sem gramática, da mesma forma que não há gramática fora do texto. Por isso, é importante o estudo de ambos conjuntamente.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas: I. (V) O ensino da morfossintaxe inserida em gêneros textuais diversos pode ajudar o aluno a entender o funcionamento da língua para além das nomenclaturas gramaticais. II. (F) O ensino da morfossintaxe inserida em gêneros textuais diversos não é necessário, uma vez que as características morfossintáticas do português brasileiro não mudam. III. (V) O trabalho com gêneros textuais ajuda na compreensão de que a língua, como um recurso para interação, sempre está inserida num contexto sociocomunicativo. IV. (V) Não há texto sem gramática, da mesma forma que não há gramática fora do texto. Por isso, é importante o estudo de ambos conjuntamente. Portanto, as afirmativas verdadeiras são: I, III e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais