Buscar

3. A depuração (ou clearance) representa a taxa de eliminação do fármaco do organismo, por metabolismo e excreção. Este processo diminui a concentr...

3. A depuração (ou clearance) representa a taxa de eliminação do fármaco do organismo, por metabolismo e excreção. Este processo diminui a concentração plasmática do fármaco e o tempo que ele estaria disponível no organismo para exercer seu efeito farmacológico. Um importante parâmetro usado na Farmacologia é a meia-vida de eliminação (t1/2). Em relação à meia-vida dos fármacos, pode-se afirmar:

I. Ela sempre aumenta quando a depuração (ou clearance) diminui.
II. Ela é o tempo necessário para reduzir a concentração plasmática do fármaco pela metade.
III. O conhecimento da meia-vida nos permite estimar o tempo necessário para atingir a concentração em estado de equilíbrio dinâmico (Css) após o início do tratamento farmacológico.
IV. Para fármacos cuja eliminação segue uma cinética de primeira ordem, o aumento da concentração resultará no aumento da meia-vida.
a) I, II e III.
b) I e III.
c) II e IV.
d) Apenas IV.
e) I, II, III, IV.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa c) II e IV. I. Ela sempre aumenta quando a depuração (ou clearance) diminui. - Essa afirmação não é verdadeira, pois a meia-vida não está diretamente relacionada à depuração. II. Ela é o tempo necessário para reduzir a concentração plasmática do fármaco pela metade. - Essa afirmação está correta. A meia-vida é o tempo necessário para que a concentração plasmática do fármaco seja reduzida pela metade. III. O conhecimento da meia-vida nos permite estimar o tempo necessário para atingir a concentração em estado de equilíbrio dinâmico (Css) após o início do tratamento farmacológico. - Essa afirmação está correta. A meia-vida é importante para estimar o tempo necessário para atingir a concentração em estado de equilíbrio dinâmico após o início do tratamento. IV. Para fármacos cuja eliminação segue uma cinética de primeira ordem, o aumento da concentração resultará no aumento da meia-vida. - Essa afirmação está correta. Na cinética de primeira ordem, o aumento da concentração resulta em um aumento proporcional da meia-vida. Portanto, a alternativa correta é a c) II e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais