Buscar

Os transtornos mentais decorrentes do uso de substâncias são comumente relacionados a jovens e adultos, sendo pouco investigados na pessoa idosa. P...

Os transtornos mentais decorrentes do uso de substâncias são comumente relacionados a jovens e adultos, sendo pouco investigados na pessoa idosa. Porém, o uso indiscriminado de algumas substâncias por essa população tem mudado essa perspectiva. Sobre esta temática, assinale a alternativa INCORRETA:

a.Os idosos possuem menor sensibilidade ao álcool, necessitando de dosagens mais altas para apresentar sintomas do alcoolismo.

b.Diversos fatores de risco têm sido relacionados ao alcoolismo no idoso, tais como sexo masculino, história prévia de consumo de bebidas alcoólicas, isolamento social, antecedente familiar de alcoolismo, depressão, tabagismo e eventos estressantes psicossociais. 

c.A apresentação clínica do alcoolismo no idoso é diferente da observada na população jovem em muitos aspectos. O quadro clínico é mais atípico como quedas repetitivas, desnutrição, diarreia, fraqueza, labilidade afetiva, insônia, depressão, confusão mental, hipertensão arterial de difícil controle, hipoglicemia, neuropatia periférica etc. 

d.A dependência química é subestimada em idosos porque, entre outros fatores, essa população evita procurar tratamento devido à vergonha, ao estigma ou à percepção de que o uso de drogas não é grave o suficiente para merecer o tratamento. 

e.Atualmente existe um crescente número de estudos que relatam aumento do uso abusivo de medicamentos que são prescritos para os idosos. 


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais