Buscar

O tubulão a céu aberto é um tipo de fundação profunda de escavação manual ou mecânica onde em pelo na sua etapa final, ocorre a descida da equipe q...

O tubulão a céu aberto é um tipo de fundação profunda de escavação manual ou mecânica onde em pelo na sua etapa final, ocorre a descida da equipe que realiza o serviço para executar o alargamento da base ou a limpeza do fundo quando não há existência da base. É um tipo de fundação profunda empregada acima do lençol freático, ou mesmo abaixo dele, nos casos em que o solo se mantenha estável e sem risco de desmoronamento. Quando só existem cargas verticais esse tipo de fundação não possui armadura. Só é colocada uma armadura de topo para fazer a ligação entre o tubulão e o bloco de coroamento ou capeamento. Eles podem ser executados com ou sem revestimento, podendo ser em aço ou de concreto. O fuste do tubulão normalmente é de seção circular, onde é adotado o diâmetro mínimo de 70 cm para permitir o acesso da equipe de execução do serviço. Já a projeção da base poderá ser circular o u em forma de falsa elipse. As principais características gerais de um tubulão são que o fuste pode ser escavado manualmente ou mecanicamente, mas a base é escavada manualmente, o diâmetro mínimo para possibilitar a execução é de 70 cm , eles só recebem esforços verticais, um ângulo de 60° é mais que suficiente para não termos necessidade de colocação de armadura na sua base, são executados em solos coesivos e acima do lençol freático ou mesmo abaixo dele, nos casos em que o solo se mantenha estável e sem risco de desmoronamento. As fases de execução de tubulão a céu aberto são:


a) Escavação manual ou mecânica do fuste: onde o fuste pode ser escavado manualmente pela equipe ou com perfuratrizes até a profundidade prevista no projeto.
b) Alargamento da base e limpeza: Quando é necessário o alargamento da base, a descida de alguém da equipe é imprescindível. Por mais arriscado que seja esta prática, ainda não foi desenvolvido equipamento com um preço acessível para realização do alargamento da base. Para realização deste serviço devemos observar todos os procedimentos de segurança e o uso dos devidos epi’s próprios para este tipo de serviço. Depois que é executado o alargamento da base de acordo com as dimensões previstas em projeto, deve-se realizar a limpeza da base, retirando as terras soltas e as impurezas do solo.
c) Conferência da base pelo engenheiro ou responsável pelo serviço: Após a execução do alargamento e limpeza da base pela equipe, o engenheiro ou responsável pelo serviço deve descer no poço para verificação do serviço, onde deverão ser conferidas as dimensões da base e o ângulo formado entre o fuste e a base. Somente o engenheiro possui conhecimento técnico para avaliar se o serviço foi bem executado.
d) Colocação de armadura: A armadura do fuste deve ser colocada com o cuidado de não permitir que nesta operação os torrões de solo sejam derrubados para dentro do tubulão. Quando a armadura penetrar na base, ela deve ser projetada de modo a permitir a concretagem adequada da base, devendo existir aberturas na armadura de pelo menos 30x30cm.
e) Concretagem: A concretagem deve ser feita logo após a conclusão da escavação. Em casos excepcionais, nos quais a concretagem não tenha sido feita imediatamente após o término do alargamento e sua inspeção, nova inspeção deve ser feita, removendo-se o material solto ou eventual camada amolecida pela exposição ao tempo ou por água de infiltração. Esta concretagem é feita com concreto simples lançado da superfície para o interior do tubulão. Não é necessário o uso de equipamento vibrador, por esta razão o concreto deve ter plasticidade suficiente para assegurar a ocupação de todo o volume da base.

Essa pergunta também está no material:

ATIVIDADE 3 - Fundações

Fundação Universidade Anhembi MorumbiUniversidade Anhembi Morumbi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O tubulão a céu aberto é um tipo de fundação profunda utilizado acima ou abaixo do lençol freático, quando o solo é estável e não apresenta risco de desmoronamento. Ele pode ser executado com ou sem revestimento, em aço ou concreto. O fuste do tubulão é de seção circular, com diâmetro mínimo de 70 cm para permitir o acesso da equipe de execução. A base do tubulão é escavada manualmente e não possui armadura, exceto uma armadura de topo para fazer a ligação com o bloco de coroamento ou capeamento. As fases de execução do tubulão a céu aberto incluem a escavação do fuste, o alargamento da base e limpeza, a conferência da base pelo engenheiro ou responsável, a colocação de armadura e a concretagem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais