Buscar

A partir de sistemas de processamento de linguagem natural, baseados em tecnologia semântica, os sistemas cognitivos podem entender o significado e...

A partir de sistemas de processamento de linguagem natural, baseados em tecnologia semântica, os sistemas cognitivos podem entender o significado e o contexto na linguagem, permitindo nível de descoberta mais profundo e intuitivo e, até mesmo, promovendo interação com a informação. Um dos mais avançados sistemas de computação cognitiva é o IBM Watson. Sistema IBM Watson

De acordo com High (2013, on-line²), o IBM Watson representa a primeira etapa em sistemas cognitivos, a nova era de computação. O Watson constrói a era atual de computação programática, mas é diferente significativamente. A combinação dos recursos a seguir torna o Watson exclusivo:

• Processamento de idioma nativo – ajuda a entender as complexidades de dados não estruturados, que compõem mais de 80% dos dados no mundo hoje.

• Geração e avaliação de hipótese – aplica análises avançadas para ponderar e avaliar o painel de respostas com base apenas em evidência relevante.

• Aprendizado dinâmico – auxilia na melhora do aprendizado com base em resultados, para manter-se mais inteligente a cada iteração e a cada interação.

De acordo com High (2013, on-line²), os sistemas cognitivos têm meios de reunir, memorizar e reclamar informações, que é o equivalente às memórias humanas. Sistemas cognitivos também têm capacidade básica de comunicar-se e agir. Essas capacidades são organizadas por certas construções comportamentais, como os exemplos a seguir:

• A capacidade de criar e de testar hipóteses.

• Capacidade de separar de lado e de criar inferências sobre linguagem.

• A capacidade de extrair e de avaliar informações úteis (como datas, locais e valores).

O mais impressionante é que a capacidade de aprender dos sistemas cognitivos evolui ao longo do tempo e a cada informação e interação com pessoas e dados. “A capacidade de entender a linguagem, reconhecer padrões e aprender com a informação pode ajudar empresas a enfrentar desafios significativos e complexos” (RESOURCE TI, [s. d.], p. 5).


Essa pergunta também está no material:

Gestão Estratégica da Informação_Estudo de Caso
7 pág.

Gerenciamento de Projetos Centro Universitário de MaringáCentro Universitário de Maringá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir de sistemas de processamento de linguagem natural baseados em tecnologia semântica, os sistemas cognitivos podem entender o significado e o contexto na linguagem, permitindo um nível de descoberta mais profundo e intuitivo e promovendo interação com a informação. Um exemplo de sistema de computação cognitiva avançado é o IBM Watson. O Watson possui recursos como processamento de idioma nativo, geração e avaliação de hipóteses e aprendizado dinâmico, o que o torna único. Os sistemas cognitivos têm a capacidade de reunir, memorizar e recuperar informações, além de se comunicar e agir. Eles também possuem habilidades como criar e testar hipóteses, fazer inferências sobre linguagem e extrair e avaliar informações úteis. A capacidade de aprendizado dos sistemas cognitivos evolui ao longo do tempo e com cada interação com pessoas e dados. Essas capacidades podem ajudar as empresas a enfrentar desafios complexos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais