Logo Passei Direto
Buscar
Sobre os tensoativos usados na formulação de xampus, assinale a alternativa CORRETA:


A Os Alquil poliglicosídeos podem ser usados como tensoativo primário quanto secundário, porém reduzem a viscosidade quando usados como primários.
B Os alquil éter sulfatos são tensoativos aniônicos possuem boa propriedade de limpeza, porém não respondem bem a eletrólitos.
C Os tensoativos não iônicos servem para incrementar e estabilizar a espuma além de melhorar o sensorial.
D Os tensoativos anfóteros podem atuar como primários ou secundários num xampu e tem ação condicionante.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C: Os tensoativos não iônicos servem para incrementar e estabilizar a espuma além de melhorar o sensorial.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No desenvolvimento de xampus, com o objetivo maior de limpeza, a escolha dos tensoativos está relacionada as suas características de: emulsionante e dispersante de sujeira, redução da tensão superficial da solução e das tensões interfaciais sujeira/solução e/ou tecido/solução, auxiliar na umectação do tecido e da sujeira e poder espumante. Todas essas propriedades dependem da estrutura molecular do tensoativo e do seu comportamento em solução aquosa, ou seja, sua característica de ser catiônico ou aniônico, anfótero ou não aniônico. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Tensoativo não iônicos - Alquil sulfatos - 8 - 12% de matéria ativa - características: limpa bem, excelente formação de espuma, boa reserva de viscosidade, barato, muito agressivo para o cabelo e pele.
( ) Alquil éter sulfatos - características: boas propriedades de limpeza, porém comparados ao alquil sulfatos são menos efetivos, mais solúveis em água e menos irritantes. São os mais utilizados, boa resposta a eletrólitos.
( ) Alcanolamidas - tensoativo não iônico - características: incrementador e estabilizador de espuma. Melhora o sensorial. Solubilizante de essências, sobre-engordurante, espessante.
( ) Betaínas - características: tensoativo com poder espumante suave e estabilizador de espuma. Melhora sensorial. Incrementador da viscosidade. Efeito condicionante.
A V - V - V - F.
B F - F - V - F.
C V - V - V - V.
D V - V - F - F.

A formação do cabelo começa na vida intrauterina. O cabelo do feto, conhecido como lanugem, é extremamente macio e fino. Após a fase da lanugem, vamos ter um fio de cabelo mais forte e pigmentado. O cabelo é um apêndice da pele, uma extensão fina e filamentosa que se origina a partir de uma invaginação da epiderme na derme. Sobre a morfologia do fio de cabelo e couro cabeludo, analise as sentenças a seguir:

I- A anatomia do couro cabeludo é constituída por uma única camada da pele: a epiderme.
II- A fibra capilar é formada principalmente por queratina, que tem uma grande afinidade por água.
III- A estrutura do fio de cabelo é composta pela raiz localizada na derme e pela haste que se lança acima da pele.
IV- A anatomia do fio de cabelo é composta por cutícula (parte externa do fio), medula e córtex, onde se localizam os pigmentos.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças II, III e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e IV estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

O cabelo, para seu desenvolvimento, passa por várias fases e, em cada uma, temos propriedades e características diferentes. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


( ) O cabelo é composto quimicamente por ferro, hidrogênio e enxofre.
( ) O cabelo é composto quimicamente por oxigênio, cobre e carbono.
( ) O cabelo é composto quimicamente por potássio, iodo e chumbo.
( ) O cabelo é composto quimicamente por magnésio, cobalto e bário.

Quando usamos xampu, automaticamente limpamos os fios, mas acabamos causando alguns efeitos indesejáveis. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:


( ) O condicionador é responsável por fazer hidratação e fechamento das cutículas do fio.
( ) Os condicionadores umectantes atraem a umidade da atmosfera e têm a finalidade de retardar e diminuir a perda de umidade do condicionador.
( ) Normalmente, o pH dos condicionadores são ácidos que deixam a estrutura mais compacta com o fechamento de cutículas.
( ) Geralmente, o tensoativo mais presente na formulação do condicionador é o tensoativo aniônico.

Sobre os fixadores de cabelo, analise as sentenças a seguir:

I- O propelente é uma substância química utilizada em sprays de cabelo na forma de aerossóis.
II- O polyquaternium é um ativo presente na formulação de mousses. O ativo oferece fixação e condicionamento para este tipo de fixador.
III- Os sprays de cabelo são soluções de ingredientes ativos e gases liquefeitos. Sua formulação pode conter álcool, água e fragrância.
IV- O mousse é uma substância semissólida e seus principais ativos são polímeros que, em meio aquoso, dão viscosidade ao produto.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

Sobre o tensoativo, assinale a alternativa INCORRETA:

A Em toda molécula do tensoativo há um grupo polar (hidrofílico), que tem afinidade com água, e apolar (hidrofóbico), que tem afinidade com óleo.
B Há quatro tipos de tensoativos aniônicos, anfóteros e catiônicos. O tensoativo com maior poder de detergência é o catiônico.
C O tensoativo tem várias funções e propriedades, mas a principal propriedade é modificar as tensões superficial e interfacial.
D O composto tensoativo é constituído por grupos moleculares com características diferentes.
A
B
C
D

Mais conteúdos dessa disciplina