A sistematização da assistência em enfermagem é uma metodologia que organiza e sistematiza todo o cuidado. Seu principal objetivo é identificar as necessidades do cuidado de enfermagem. A habilidade cognitiva, relacionada aos hábitos da mente, são características da inteligência, aplicadas na interpretação de casos clínicos e na formulação de diagnósticos, atividades que podem ser desenvolvidas por meio da metacognição, na qual o pensamento crítico é aperfeiçoado. Sobre os atributos do pensamento crítico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Reflexão: como um processo crítico, discrimina o que é relevante e determina a razão das ações.
( ) Contexto: inclui cultura, fatos, conceito, regras, princípios e pressupostos que moldam o modo de construção do conhecimento. É atributo para compreensão.
( ) Diálogo: como um processo crítico, discrimina o que é relevante e determina a razão das ações.
( ) Tempo: a noção de tempo indica que a aplicação prévia da aprendizagem tem impacto sobre a ação futura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - F - V. B F - V - F - V. C V - F - V - F. D F - F - V - F.
No processo de trabalho, o enfermeiro tem habilidades e atribuições específicas conforme a área de atuação. Essas atribuições estão ligadas ao atendimento operacional nos cargos e atribuições do enfermeiro. Considerando o enfermeiro na rotina de núcleo de internação e regulação, analise as sentenças a seguir:
I- Realizar a interface com o setor de transportes, para envio ou recebimento de pacientes.
II- Realizar a internação junto à central de leitos e unidades de internação, objetivando a gestão dos leitos disponíveis.
III- Prevenção e tratamento de feridas no acompanhamento de pacientes.
IV- Contribuir com o desenvolvimento do NIR, a partir das atribuições do cargo de enfermeiro.
V- Responsável pelo planejamento e execução das ações de epidemiologia hospitalar, incluindo a vigilância epidemiológica das doenças.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas. B As sentenças I, II e IV estão corretas. C As sentenças I, II e III estão corretas. D As sentenças III e V estão corretas.
A Teoria da Adaptação foi criada por Callista Roy e destaca a enfermagem como ciência e prática com foco na maneira como o ser humano se adapta às situações ambientais, no âmbito que envolve a saúde e a doença. A teoria possui quatro modos de adaptação: físico-fisiológico, identidade de autoconceito, interdependência e desempenho de papel. Sobre os modos de adaptação propostos por Callista Roy, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Físico-fisiológico.
II- Identidade de autoconceito.
III- Interdependência.
IV- Desempenho de papel.
A I - II - III - IV. B II - III - IV - I. C III - IV - I - II. D IV - I - II - III.
( ) É a maneira como a pessoa responde como ser físico aos estímulos do ambiente, sendo o comportamento a manifestação das atividades fisiológicas do organismo.
( ) Aspectos psicológicos e espirituais do sistema humano.
( ) Envolve a imagem corporal, pelo ser pessoal, que engloba a autoconsciência, o autoideal ou expectativa, e pelo ser ético, moral e espiritual.
( ) Refere-se aos papéis que cada pessoa desempenha na sociedade no sentido da preservação da integridade social, ou seja, seu entendimento sobre quem se é em relação aos outros.