Buscar

Paciente 34 anos, sexo feminino, submetida à colecistecomia videolaparoscópica por colecistolitíase. Durante a cirurgia é observada lesão do ducto ...

Paciente 34 anos, sexo feminino, submetida à colecistecomia videolaparoscópica por colecistolitíase. Durante a cirurgia é observada lesão do ducto biliar comum. Qual a conduta mais adequada?


a) Fazer o debridamento das bordas do ducto, fazer anastomose término-terminal e colocar um dreno em “T”.
b) Colocar um dreno tubular na porção proximal do ducto lesionado.
c) Aplicar um clipe cirúrgico ocluindo totalmente o ducto proximal, aguardar sua dilatação e então reoperar o paciente para realizar uma hepaticojejunostomia em Y de Roux.
d) Converter a cirurgia e realizar uma hepaticojejunostomia em Y de Roux.
e) Encaminhar o paciente o mais rápido possível para papilotomia endoscópica.

Essa pergunta também está no material:

102-cirurgia-geral
9 pág.

Metodologia Científica Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A conduta mais adequada para o caso descrito seria a opção d) Converter a cirurgia e realizar uma hepaticojejunostomia em Y de Roux. Isso ocorre porque a lesão do ducto biliar comum durante a colecistectomia videolaparoscópica é uma complicação grave que requer uma abordagem cirúrgica mais complexa para reparação. A hepaticojejunostomia em Y de Roux é um procedimento que permite a reconstrução do fluxo biliar, evitando complicações futuras.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais