Buscar

Em um litro de hidrogênio gasoso, nas condições NTP: a) Qual é a carga positiva total contida nas moléculas e neutralizada pelos elétrons? (Resp.: ...

Em um litro de hidrogênio gasoso, nas condições NTP:
a) Qual é a carga positiva total contida nas moléculas e neutralizada pelos elétrons? (Resp.: 8,6 x 10³ C)
b) Suponha que toda a carga positiva pudesse ser separada da negativa e mantida à distância de 1 m dela. Tratando as duas cargas como puntiformes, calcule a força de atração eletrostática entre elas, em kgf. (Resp.: 6,8 x 1016 kgf).
c) Compare o resultado com uma estimativa da atração gravitacional da Terra sobre o Pão de Açúcar. (Resp.: A atração eletrostática é da ordem de 106 vezes maior).


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A carga positiva total contida nas moléculas de hidrogênio gasoso, nas condições NTP, e neutralizada pelos elétrons é de 8,6 x 10³ C. b) Supondo que toda a carga positiva pudesse ser separada da negativa e mantida à distância de 1 m dela, a força de atração eletrostática entre elas seria de 6,8 x 10¹⁶ kgf. c) Comparando esse resultado com uma estimativa da atração gravitacional da Terra sobre o Pão de Açúcar, podemos dizer que a atração eletrostática é da ordem de 10⁶ vezes maior.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais