Buscar

ELETROFISIOLOGIA DAS CÉLULAS CARDÍACAS__________________ 1. Geração de um estado polarizado As células cardíacas são capazes de gerar uma diferen...

ELETROFISIOLOGIA DAS CÉLULAS CARDÍACAS__________________

1. Geração de um estado polarizado

As células cardíacas são capazes de gerar uma diferença no potencial elétrico da célula.

A bomba de sódio-potássio ATPase (Na/K ATPase) leva três íons sódio (Na) para o exterior da célula em troca de dois íons potássio (K). Isso provoca:

 Maior concentração de íons Na no meio extracelular do que no meio intracelular; com isso, é criado um gradiente químico (os íons tendem a passar do meio mais concentrado para o menos concentrado), e a tendência do Na é entrar na célula. Essa entrada é impedida pela membrana plasmática.

 Maior concentração dos íons K no meio intracelular do que no meio extracelular. É criado um gradiente químico do K, e sua tendência é sair da célula. De fato, o K sai da célula através de canais de K não controlados por voltagem, mecanismo que estudaremos a seguir.

A membrana da célula, devido à presença destes canais de K não controlados por voltagem, possui uma permeabilidade seletiva ao K.

Estes canais ficam permanentemente abertos, produzindo um efluxo (saída) constante de íons K. Isto causa a diminuição do número de íons positivos do lado interno da membrana, em relação ao lado externo (tanto o íon Na quanto o íon K são positivamente carregados - cátions).

Em dado momento, a força que atrai o K para fora da célula (gradiente químico) se equipara à força que retém o K dentro da célula (ele é um íon positivo, e a face interna da membrana, positivamente carregada, tende a retê-lo – este é o gradiente elétrico).

O potencial de repouso da membrana é alcançado quando ocorre o equilíbrio entre o gradiente químico e elétrico do K. Esse potencial varia entre -60mV e -90mV, dependendo do tipo de célula cardíaca.

A membrana plasmática fica, portanto, num estado polarizado. Quando a célula está em repouso, sua membrana encontra-se polarizada, isto é, há mais íons positivos do lado externo da membrana que do lado interno.

Carga positiva (íon Na e cálcio, por exemplo) pode ser adicionada à célula, se canais específicos fortem abertos.

Se carga positiva for adicionada ao lado interno da célula, ela irá se tornar menos polarizada ou despolarizada. Se carga positiva for removida da célula, ela se tornará mais polarizada, ou hiperpolarizada. Se a célula for despolarizada, e a carga positiva adicionada for removida em seguida, ela sofrerá repolarização.

O potencial de ação é um evento que abrange a despolarização e repolarização da membrana das células excitáveis; no nosso caso, as células cardíacas.

Ele é responsável, nos neurônios, pela liberação das vesículas que contêm neurotransmissores. Nas células cardíacas, seu objetivo final é a contração do miocárdio, responsável pelo bombeamento de sangue pelo coração.

Como isto ocorre, veremos a seguir.

2. Potenciais de ação cardíacos: células de resposta rápida e células de resposta lenta

Existem basicamente dois tipos


Essa pergunta também está no material:

fisiologia cardíaca
22 pág.

Cardiologia I Centro Universitário de AnápolisCentro Universitário de Anápolis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A eletrofisiologia das células cardíacas é um campo de estudo que se dedica a entender os processos elétricos que ocorrem nessas células. Uma das características importantes é a geração de um estado polarizado, onde a membrana da célula apresenta uma diferença de potencial elétrico. Esse estado polarizado é mantido pela ação da bomba de sódio-potássio ATPase (Na/K ATPase), que transporta três íons de sódio (Na) para fora da célula em troca de dois íons de potássio (K). Isso resulta em uma maior concentração de íons Na no meio extracelular em comparação ao meio intracelular, criando um gradiente químico que tende a fazer o Na entrar na célula. Por outro lado, há uma maior concentração de íons K no meio intracelular em comparação ao meio extracelular, criando um gradiente químico que tende a fazer o K sair da célula. A membrana da célula possui canais de K não controlados por voltagem, que ficam permanentemente abertos e permitem a saída constante de íons K. Isso causa uma diminuição do número de íons positivos do lado interno da membrana em relação ao lado externo, levando à polarização da membrana. Quando o equilíbrio entre o gradiente químico e elétrico do K é alcançado, ocorre o potencial de repouso da membrana, que varia entre -60mV e -90mV, dependendo do tipo de célula cardíaca. Nesse estado, a membrana encontra-se polarizada, ou seja, há mais íons positivos do lado externo da membrana do que do lado interno. A despolarização e repolarização da membrana das células cardíacas são responsáveis pelo potencial de ação, que é um evento que ocorre nas células excitáveis, como as células cardíacas. Esse potencial de ação é responsável pela contração do miocárdio, que é responsável pelo bombeamento de sangue pelo coração. Existem dois tipos principais de potenciais de ação cardíacos: células de resposta rápida e células de resposta lenta. Cada tipo apresenta características específicas em relação à duração e forma do potencial de ação. Espero ter ajudado a esclarecer sobre a eletrofisiologia das células cardíacas. Se tiver mais alguma dúvida, é só perguntar!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais