Buscar

O potencial de ação nas células cardíacas de resposta rápida (miocárdio atrial e ventricular e sistema His-Purkinge):

Essa pergunta também está no material:

fisiologia cardíaca
22 pág.

Cardiologia I Centro Universitário de AnápolisCentro Universitário de Anápolis

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O potencial de ação nas células cardíacas de resposta rápida, como no miocárdio atrial e ventricular, bem como no sistema His-Purkinje, segue um padrão semelhante. O potencial de ação nas células cardíacas de resposta rápida é caracterizado por cinco fases principais: 1. Fase de repouso: Nesta fase, a célula cardíaca está em repouso, com uma diferença de potencial elétrico negativa em relação ao meio extracelular. 2. Fase de despolarização rápida: É o momento em que ocorre a entrada rápida de íons sódio (Na+) para dentro da célula, causando uma rápida despolarização da membrana. 3. Fase de despolarização lenta: Nesta fase, ocorre uma entrada lenta de íons cálcio (Ca2+) para dentro da célula, o que mantém a despolarização da membrana. 4. Fase de repolarização: Nesta fase, ocorre a saída de íons potássio (K+) da célula, o que leva à repolarização da membrana e ao retorno ao potencial de repouso. 5. Fase de hiperpolarização: Após a repolarização, ocorre uma breve hiperpolarização da membrana antes de retornar ao potencial de repouso. Essas fases do potencial de ação nas células cardíacas de resposta rápida são essenciais para a contração coordenada do coração e para a propagação eficiente do impulso elétrico através do sistema de condução cardíaco.

0
Dislike0
User badge image

Igor Alves

Consiste em quatro câmaras, de modo que o átrio e o ventrículo esquerdo são parte da circulação sistêmica e o átrio e o ventrículo direito fazem parte da circulação pulmonar, atuando, assim, como uma bomba dupla.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais