Buscar

Em culturas ou disenterias, os trofozoítos medem entre 20 e 30μm. Geralmente tem um só núcleo, bem nítido nas formas coradas e pouco visível nas fo...

Em culturas ou disenterias, os trofozoítos medem entre 20 e 30μm. Geralmente tem um só núcleo, bem nítido nas formas coradas e pouco visível nas formas vivas. Examinando a fresco, apresenta-se pleomórfico, ativo, alongado, com emissão contínua e rápida de pseudópodes, grossos e hialinos; costuma imprimir movimentação direcional, parecendo estar deslizando na superfície, semelhante a uma lesma. Quando proveniente de casos de disenteria, é comum encontrar eritrócitos no citoplasma; o trofozoíto não-invasivo ou virulento apresenta bactérias, grãos de amido ou outros detritos em seu citoplasma, mas nunca eritrócitos. Quanto a capacidade de invadir células ou não, os trofozoítos podem ser encontrados nas seguintes formas:

Forma magna: é a forma invasiva, sendo a única capaz de invadir tecidos. Por ser hematófago, apresenta hemácias engolfadas em seu interior. Suas parasitoses são sintomáticas e não apresenta a capacidade de formar cistos. Apresenta-se apenas na espécie E. hitstolytica (por isso que esta é considerada patogênica), sendo um indicador de diagnóstico diferencial.
Forma minuta: é a forma não-invasiva, apresentando apenas bactérias em seu interior. Suas parasitoses são assintomáticas e, por serem capazes de formar cistos, disseminam-se facilmente (uma vez que o portador não se tratar, por estar assintomático). Tanto a E. histolytica quanto a E. dispar podem apresentar esta forma e, por isso, não serve como meio de diagnóstico diferencial.

Essa pergunta também está no material:

Medresumo- Parasitologia: Amebíase Parasitologia
6 pág.

Med Resumo 2016 Universidade de Rio VerdeUniversidade de Rio Verde

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na descrição fornecida, podemos concluir que os trofozoítos podem ser encontrados em duas formas: a forma magna e a forma minuta. A forma magna é invasiva, capaz de invadir tecidos, e apresenta hemácias engolfadas em seu interior. Essa forma está associada à espécie E. histolytica e é considerada patogênica. Já a forma minuta é não invasiva, contendo apenas bactérias em seu interior. Essa forma pode ser encontrada tanto na E. histolytica quanto na E. dispar e não serve como meio de diagnóstico diferencial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais