Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
Numa concepção construtivista, na qual o papel do estudante é ativo, o papel do professor também é ativo. Quais ações exemplificam esse papel ativo do professor?


A. Transmissão de conhecimentos prontos e acabados.
B. Avaliação constante do aluno.
C. Intervenções e auxílio na realização das propostas.
D. Restrição da autonomia do aluno.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à pergunta sobre o papel ativo do professor em uma concepção construtivista, vamos analisar cada alternativa: A. Transmissão de conhecimentos prontos e acabados. - Essa abordagem é mais tradicional e não se alinha com o construtivismo, que valoriza a construção do conhecimento pelo aluno. B. Avaliação constante do aluno. - Embora a avaliação seja importante, ela não necessariamente exemplifica um papel ativo do professor no contexto construtivista. C. Intervenções e auxílio na realização das propostas. - Essa alternativa reflete um papel ativo do professor, que orienta e apoia os alunos em seu processo de aprendizagem, facilitando a construção do conhecimento. D. Restrição da autonomia do aluno. - Essa abordagem vai contra os princípios do construtivismo, que valoriza a autonomia e a participação ativa do aluno. Portanto, a alternativa que melhor exemplifica o papel ativo do professor em uma concepção construtivista é: C. Intervenções e auxílio na realização das propostas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Na concepção construtivista, em que o papel do estudante é ativo, o papel do professor também é ativo. Algumas ações que exemplificam esse papel ativo do professor são: C. Intervenções e auxílio na realização das propostas. O professor atua como mediador, auxiliando os estudantes na realização das atividades propostas, oferecendo suporte, orientações e esclarecimentos quando necessário. B. Avaliação constante do aluno. O professor realiza uma avaliação contínua do processo de aprendizagem dos alunos, observando suas dificuldades, progressos e necessidades, para poder adaptar sua prática pedagógica e oferecer um feedback adequado. Essas ações são exemplos de como o professor atua de forma ativa, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e estimulando o desenvolvimento do aluno.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sabemos que o nível de desenvolvimento de uma criança e os conhecimentos que possui dependem da natureza de seus esquemas de conhecimento. Quando uma criança entra em contato com o objeto de conhecimento, ela contrasta seus esquemas com o que é novo, identifica semelhanças e diferenças e comprova resultados. Como podemos classificar sua aprendizagem?


A. Mecânica.
B. Significativa.
C. Repetitiva.
D. Superficial.

As aprendizagens que acontecem de forma não arbitrária tendem a ser profundas. Já, quando o estudante não tem condições de tirar conclusões ou fazer relações, as aprendizagens são mecânicas. Qual a consequência dessa aprendizagem mecânica para o estudante?


A. Fácil assimilação.
B. Maior compreensão.
C. Melhor retenção.
D. Maior motivação.
E. Pode ser esquecida.

Todo conhecimento adquirido não tem um efeito exclusivamente cognitivo, pois ele incide também no autoconceito e na forma de perceber as pessoas e de se relacionar na escola e no mundo. Zabala (2002) afirma que a escola deveria construir um só tipo de conhecimento: “o cotidiano”. O que isso significa?


A. Os conhecimentos científicos e escolares são irrelevantes para o aluno.
B. O conhecimento cotidiano deve ser ignorado pela escola.
C. A escola deve focar apenas nos conhecimentos científicos.
D. Os conhecimentos científicos e escolares ampliam e melhoram o conhecimento cotidiano no processo de reconstrução do aluno.

Mais conteúdos dessa disciplina