Buscar

Qual das seguintes afirmações está correta em relação aos debates entre centralistas e federalistas na formação da América hispânica independente n...

Qual das seguintes afirmações está correta em relação aos debates entre centralistas e federalistas na formação da América hispânica independente no século XIX?




Questão 8 Resposta

a.


Os centralistas defendiam a concentração de poder político e administrativo nas mãos de um governo central forte, enquanto os federalistas defendiam maior autonomia para as províncias e uma estrutura política descentralizada.



b.


Os centralistas defendiam a independência completa da Espanha, enquanto os federalistas preferiam manter laços mais estreitos com a metrópole.



c.


Os centralistas eram liderados por Simon Bolívar, enquanto os federalistas eram liderados por José de San Martín.



d.


Os centralistas defendiam a abolição da escravidão, enquanto os federalistas eram favoráveis à sua continuidade.



e.

Os centralistas eram apoiados pela elite aristocrática, enquanto os federalistas tinham o apoio popular das camadas mais baixas da sociedade.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "Os centralistas defendiam a concentração de poder político e administrativo nas mãos de um governo central forte, enquanto os federalistas defendiam maior autonomia para as províncias e uma estrutura política descentralizada." Durante o processo de independência da América hispânica no século XIX, houve um intenso debate entre centralistas e federalistas sobre a organização política do novo Estado. Os centralistas defendiam um governo central forte, com poderes políticos e administrativos concentrados, enquanto os federalistas defendiam uma estrutura política descentralizada, com maior autonomia para as províncias.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais