Buscar

No início do século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe – uma célebre análise do poder político, apresentada sob a forma de lições, dirigidas ao prí...

No início do século XVI, Maquiavel escreveu O Príncipe – uma célebre análise do poder político, apresentada sob a forma de lições, dirigidas ao príncipe Lorenzo de Médicis. Assim justificou Maquiavel o caráter professoral do texto: Não quero que se repute presunção o fato de um homem de baixo e ínfimo estado discorrer e regular sobre o governo dos príncipes; pois assim como os [cartógrafos] que desenham os contornos dos países se colocam na planície para considerar a natureza dos montes, e para considerar a das planícies ascendem aos montes, assi

O texto apresenta uma justificativa para o caráter professoral do livro O Príncipe, de Maquiavel.
Maquiavel compara sua posição de homem de baixo e ínfimo estado com a dos cartógrafos, que se colocam na planície para considerar a natureza dos montes e para considerar a das planícies ascendem aos montes.
A comparação feita por Maquiavel sugere que, para compreender o poder político, é necessário ter uma visão ampla e abrangente, que permita considerar tanto os aspectos mais elevados quanto os mais simples e cotidianos.
Assim, Maquiavel justifica sua capacidade de discorrer e regular sobre o governo dos príncipes, mesmo sendo um homem de baixo e ínfimo estado.
O trecho apresentado não permite concluir se Maquiavel considerava sua posição social um obstáculo para discorrer sobre o governo dos príncipes.
a) Todas as afirmativas estão corretas.
b) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
c) Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
d) Apenas as afirmativas 3, 4 e 5 estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão incorretas.

Essa pergunta também está no material:

FUVEST 2008 FASE 1 - CONHECIMENTOS GERAIS
22 pág.

Vestibular Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Todas as afirmativas estão corretas. O texto apresenta uma justificativa para o caráter professoral do livro O Príncipe, de Maquiavel, e a comparação feita por Maquiavel sugere que, para compreender o poder político, é necessário ter uma visão ampla e abrangente, que permita considerar tanto os aspectos mais elevados quanto os mais simples e cotidianos. Além disso, Maquiavel justifica sua capacidade de discorrer e regular sobre o governo dos príncipes, mesmo sendo um homem de baixo e ínfimo estado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais