Logo Passei Direto
Buscar
Acerca da implantação de políticas públicas, podemos afirmar que:
I.
II.
III.
IV.
V.
I. É responsabilidade do Estado o desenvolvimento de política públicas.
II. O Plano Nacional de Saneamento (Planasa) foi estabelecido pela Lei Federal n. 11.445/2007.
III. A elaboração da política pública leva em consideração a identificação do problema e a formação da agenda.
IV. Política pública somente pode ser implantada mediante regulamentação de lei específica.
V. A PNPS revisada aponta a necessidade de articulação com outras políticas públicas.
a) I, II e III estão corretas.
b) II, III e IV estão corretas.
c) I, III e V estão corretas.
d) II, IV e V estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Prova
11 pág.

Anhanguera

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C) I, III e V estão corretas. Justificativa: I. É responsabilidade do Estado o desenvolvimento de política públicas. - Correta. II. O Plano Nacional de Saneamento (Planasa) foi estabelecido pela Lei Federal n. 11.445/2007. - Incorreta, pois o Planasa foi criado em 1971 e extinto em 1986. III. A elaboração da política pública leva em consideração a identificação do problema e a formação da agenda. - Correta. IV. Política pública somente pode ser implantada mediante regulamentação de lei específica. - Incorreta, pois existem outras formas de implantação de políticas públicas, como por exemplo, por meio de decretos e portarias. V. A PNPS revisada aponta a necessidade de articulação com outras políticas públicas. - Correta. Portanto, as afirmativas I, III e V estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Prova
11 pág.

Anhanguera

Mais perguntas desse material

Sobre as diversas tecnologias para tratamento de esgoto, podemos afirmar que:
I. Determinados modelos de tratamento requerem maior extensão de área para serem implantados, como é o caso da lagoa anaeróbias.
II. Dentre as diversas técnicas de tratamento, o sistema de lodos ativados não possui reconhecimento mundial.
III. O emprego de mais de uma tecnologia no tratamento de efluente pode promover melhor eficiência, como é o caso de combinações com reator aeróbio.
IV. O lodo extraído nas estações de tratamento precisará sofrer correções das suas características, antes de ser encaminhado para disposição final.
V. Todas as estações de tratamento de efluente requerem uma grande área, não existindo, atualmente, mecanismos compactos.
São verdadeiras:


III - IV.
I - II.
I - III - IV.
I - II - III.
IV - V.

Os mananciais são importantes fontes de captação de recursos hídricos, os superficiais de fácil acesso à captação são mais propensos a sofrer com contaminações das atividades humanas, no caso dos recursos subterrâneos, encontram-se mais protegidos e dificultam sua captação.


I-B; II-A; III-B.
I-B; II-C; III-A.
I-A; II-C; III-B.
I-C; II-B; III-A.
I-C; II-A; III-B.

O esgotamento sanitário quando captado e tratado em Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) gera um subproduto denominado ________, este resíduo gerado precisa ser tratado com uso de tecnologias adequadas, a fim de reduzir ________________ e evitar o processo de decomposição do material, como o desprendimento de gases geradores de odor. Normalmente, o tratamento do lodo inclui diversas etapas, como o adensamento, ___________, estabilização e higienização.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas acima:


Resíduo; Microrganismo; Desaguamento.
Resíduo; Volume; Desaguamento.
Lodo; Microrganismos patógenos; Desaguamento.
Lodo; Volume; Desaguamento.
Resíduo; Volume; Desidratação.

Acerca da Política Nacional de Saneamento Básico, leia o fragmento:
A atualização da PNSB fortaleceu as diretrizes nacionais importantes para o saneamento básico, trouxe dentro dos seus princípios fundamentais a __________ e efetiva prestação do serviço de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos realizados de forma adequada à saúde pública, à______________ e à proteção do meio ambiente, caracterizando a inserção da gestão dos recursos hídricos à temática do saneamento básico.
Assinale a opção cujos termos completam, corretamente, as lacunas do fragmento.


gestão dos recursos hídricos; sustentabilidade.
sustentabilidade; eficiência.
eficiência; gestão dos recursos hídricos.
eficiência; sustentabilidade.
proteção do meio ambiente; eficiência.

Sobre poluição do ar e os efeitos sobre a saúde da população e no meio ambiente, podemos afirmar que:
I. A névoa de poluição que impacta algumas cidades é conhecida como “smog”, e quando ocorre esse fenômeno provoca impactos graves na saúde da população.
II. O processo de queima da palha da cana-de-açúcar contribui na emissão de gases de efeito estufa.
III. As formas de poluição do ar fixas são as únicas que prejudicam a saúde da população.
IV. As atividades econômicas da agricultura são fundamentais para a sociedade e nenhum de seus processos têm impacto ambiental ou na saúde da população.
V. É possível estabelecer medidas para reduzir a poluição do ar e minimizar seus impactos na saúde da população e no meio ambiente.

a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas I, II e V estão corretas.
c) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) Apenas a afirmativa V está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

São verdadeiras:
I - III.
II - III - IV.
I - II - V.
II - IV.
I - II - III - IV - V.
A afirmação I é verdadeira, pois o termo smog é uma denominação aplicada ao fenômeno de neblina provocada por poluição de diferentes fontes fixas e/ou móveis, composto por vapor de água e diversos compostos químicos; a II é correta, pois a atividade de queima da palha da cana-de-açúcar, etapa que antecede o corte, libera na atmosfera compostos químicos como dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO), óxido nitroso (N2O), metano (CH4) e material particulado, que são prejudiciais à saúde humana; e a V é correta, pois os poluentes que são lançados na atmosfera podem ter diversas origens, dentre elas as fontes fixas e as fontes móveis de poluição, no Brasil também denomina fonte de poluição das atividades agrossilvipastoril. A alternativa III está errada, pois existem diversas formas de lançamento de poluentes na atmosfera, não apenas as fontes fixas; e IV é errônea em função de afirmar que as atividades da agricultura não causam impactos negativos à sociedade, pois a utilização de pesticidas e agrotóxicos são exemplos de impactos à saúde e ao meio ambiente.

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas acima:


Multidisciplinar; Transversais; Agenda de promoção à saúde.
Técnica em saúde; Única; Agenda de promoção à saúde.
Única; Multidisciplinar; Restrições legais.
Multidisciplinar; Única; Programas políticos.
Técnica em saúde; Transversais; Políticas públicas ambientais.

São verdadeiras:
I - III - V.
II - V.
I - II.
II - III.
I - II - IV.
A afirmação I é verdadeira, pois as políticas públicas representam as ações e vontades do Estado, que elenca quais problemas entrarão na agenda de governo; já a III é correta, pois a elaboração de uma política pública é composta por várias etapas, dentre elas está a identificação de problemas, que tem relativa de importância para a coletividade e o Estado é quem decide quais problemas serão atendidos e quais serão postergados; e a V é correta, pois a política nacional de promoção à saúde, embora não esteja regulamentada em legislação própria, atua em articulação com diferentes leis como saneamento básico e meio ambiente. A II está errada, pois o Planasa surgiu em meados da década de 1970, foi o percursor das discussões referentes ao abastecimento de água e tratamento de esgoto, a Lei n. 11.445/2007 foi o marco regulatório sobre saneamento básico que inseriu no ordenamento jurídico as diretrizes de saneamento básico; a IV é errônea em função de existirem políticas públicas que não estão regulamentadas em lei específica como a PNPS, existindo também a aplicação de planos e programas de políticas públicas.
I - III - V.
II - V.
I - II.
II - III.
I - II - IV.

Mais conteúdos dessa disciplina