Logo Passei Direto
Buscar
Atingiu 1,00 de 1,00

A democracia brasileira é muito jovem, tendo iniciado a partir da Constituição Federal de 1988. Assim, pensando na democracia brasileira, julgue as afirmativas em verdadeira (V) ou falsa (F).

( ) A constituição Federal (1988), artigo 3º, explica que para as questões de relevância nacional, de competência das esferas de poder, o plebiscito e o referendo são convocados mediante decreto do executivo, por intermédio da proposta de um terço dos membros que compõem a Câmara dos deputados.
( ) A democracia brasileira conta com diversos instrumentos que qualificam a democracia representativa. A Constituição Federal de 1988 prestigia a forma semidireta de democracia, por isso apresenta alternativas constitucionais como: plebiscito e referendo.
( ) A constituição Federal (1988), artigo 2º, explica que o plebiscito e referendo são consultas públicas direcionadas ao povo para que decida sobre os temas importantes, que pode ser de natureza constitucional, legislativa ou administrativa.
( ) A constituição Federal (1988) prevê que a iniciativa popular é um instituto presente na democracia brasileira. Assim, por meio dela é possível propor leis ordinárias. Essas propostas legislativas são encaminhadas à câmara dos deputados.
( ) A constituição Federal (1988) prevê que a iniciativa popular é um instituto presente na governabilidade municipal, sendo possível a proposição de leis municipais. Para a utilização deste instituto, em âmbito municipal é necessária a participação de, pelo menos, 10% do eleitorado, conforme consta no documento em questão.

Em seguida, marque a alternativa CORRETA:

A constituição Federal (1988), artigo 3º, explica que para as questões de relevância nacional, de competência das esferas de poder, o plebiscito e o referendo são convocados mediante decreto do executivo, por intermédio da proposta de um terço dos membros que compõem a Câmara dos deputados.
A democracia brasileira conta com diversos instrumentos que qualificam a democracia representativa. A Constituição Federal de 1988 prestigia a forma semidireta de democracia, por isso apresenta alternativas constitucionais como: plebiscito e referendo.
A constituição Federal (1988), artigo 2º, explica que o plebiscito e referendo são consultas públicas direcionadas ao povo para que decida sobre os temas importantes, que pode ser de natureza constitucional, legislativa ou administrativa.
A constituição Federal (1988) prevê que a iniciativa popular é um instituto presente na democracia brasileira. Assim, por meio dela é possível propor leis ordinárias. Essas propostas legislativas são encaminhadas à câmara dos deputados.
A constituição Federal (1988) prevê que a iniciativa popular é um instituto presente na governabilidade municipal, sendo possível a proposição de leis municipais. Para a utilização deste instituto, em âmbito municipal é necessária a participação de, pelo menos, 10% do eleitorado, conforme consta no documento em questão.
V F V F V
F V V F V
V V F F V
F V V V F
User badge image
AdmComigo

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a Constituição Federal de 1988 e a democracia brasileira: 1. ( ) A constituição Federal (1988), artigo 3º, explica que para as questões de relevância nacional, de competência das esferas de poder, o plebiscito e o referendo são convocados mediante decreto do executivo, por intermédio da proposta de um terço dos membros que compõem a Câmara dos deputados. - Falsa (F). O artigo 3º não trata da convocação de plebiscitos e referendos. A convocação é feita pelo Executivo, mas não é por meio de um terço da Câmara dos Deputados. 2. ( ) A democracia brasileira conta com diversos instrumentos que qualificam a democracia representativa. A Constituição Federal de 1988 prestigia a forma semidireta de democracia, por isso apresenta alternativas constitucionais como: plebiscito e referendo. - Verdadeira (V). A Constituição realmente prevê plebiscitos e referendos como formas de participação popular, qualificando a democracia representativa. 3. ( ) A constituição Federal (1988), artigo 2º, explica que o plebiscito e referendo são consultas públicas direcionadas ao povo para que decida sobre os temas importantes, que pode ser de natureza constitucional, legislativa ou administrativa. - Falsa (F). O artigo 2º trata da separação dos poderes e não menciona plebiscitos ou referendos. A definição de plebiscito e referendo está em outros artigos. 4. ( ) A constituição Federal (1988) prevê que a iniciativa popular é um instituto presente na democracia brasileira. Assim, por meio dela é possível propor leis ordinárias. Essas propostas legislativas são encaminhadas à câmara dos deputados. - Verdadeira (V). A iniciativa popular é prevista na Constituição e permite que cidadãos proponham leis ordinárias. 5. ( ) A constituição Federal (1988) prevê que a iniciativa popular é um instituto presente na governabilidade municipal, sendo possível a proposição de leis municipais. Para a utilização deste instituto, em âmbito municipal é necessária a participação de, pelo menos, 10% do eleitorado, conforme consta no documento em questão. - Falsa (F). A Constituição prevê a iniciativa popular, mas a exigência de 10% do eleitorado se aplica a leis federais e estaduais, não especificamente a leis municipais. Agora, vamos compor a sequência correta: 1. F 2. V 3. F 4. V 5. F Portanto, a alternativa correta é: F V F V F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: V F V F V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a conceituação os elementos que constituem o Estado e suas definições, leia atentamente o texto:

Na atualidade, a expressão _________ ganha uma conotação diferente de outros momentos da história e se afasta das características do Estado para designar os laços históricos e culturais de uma comunidade. É, portanto, o vínculo histórico e cultural de uma sociedade e que se manifesta, por exemplo, em um mesmo contexto de tradições, em uma língua comum e em uma identidade de valores ou de crenças.

Em seguida, preencha a lacuna


Sobre o pensamento contratualista, analise as seguintes afirmativas:
I- A sociedade e o Estado são criações artificiais da razão humana, derivadas de um consenso, tácito ou expresso, da maioria dos indivíduos para encerrar o estado de natureza e iniciar o estado civil.
II- O pacto contratual se sustenta na necessidade de proteção de direitos previamente existentes e na sua proteção contra possíveis conflitos.
III- Na visão de Locke, a tese do estado de natureza apenas facilita o entendimento da sociedade. Na realidade, a formação de uma sociedade teria maior caráter eminentemente político.
IV- Para os estudiosos do pensamento contratualista, as condições para o cumprimento do contrato são uma providência do soberano.

a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

A localidade geográfica de uma sociedade se tornou relevante com o surgimento do Estado Moderno. O tema se relaciona diretamente com a extensão do poder político de cada Estado. A presença de múltiplas e distintas instâncias de poder traz à tona o problema relacionado à extensão geográfica desse poder, convergindo em diferentes teorias. Sobre esse tema, associe a 1ª coluna com a 2ª:

(1) Teoria do território-patrimônio: Nessa teoria o Estado é reconhecido como o proprietário do território, não tendo distinção entre o imperium e dominium.
(2) Teoria do território-objeto: Nessa teoria, o território representa a extensão espacial da soberania do Estado.
(3) Teoria do território-espaço: Nessa teoria, a ordem jurídica do Estado é validada pelo território é o âmbito. Assim, o êxito de uma norma jurídica depende da atuação no espaço geográfico.
(4) Teoria do território-competência: Nessa teoria, o Estado domina o território, uma vez que há uma relação de direito real específica para o Estado e o seu território, assim, o Estado exerce o domínio sobre todo o território.
(5) Teoria do território-herança: Essa teoria, típica do Estado medieval, reconhece que todas as terras são do Estado, isso gera um grande problema que é a impossibilidade de existência da propriedade privada.
(6) Teoria do território-servidão: Essa teoria, reconhece a possibilidade de existência da propriedade privada, mas ela mantém essa propriedade no domínio do Estado.
(1) - (5) - (3) - (4) - (2) - (6)
(5) - (1) - (3) - (4) - (2) - (6)
(1) - (2) - (5) - (3) - (4) - (6)
(5) - (1) - (3) - (2) - (4) - (6)
(1) - (2) - (3) - (4) - (5) - (6)

What is the purpose of the text?


a) To inform about a list of URLs.
b) To inform about a specific online test.
c) To inform about a specific online course.
d) To inform about a specific university.
e) It is not possible to determine the purpose of the text.

Mais conteúdos dessa disciplina