Buscar

Analise esse trecho de um artigo sobre a gênese da favela:   “Uma história está ligada à outra, pois foram ex-combatentes da Guerra de Canudos que ...

Analise esse trecho de um artigo sobre a gênese da favela:

 

“Uma história está ligada à outra, pois foram ex-combatentes da Guerra de Canudos que se instalaram no morro da Providência, a partir daí denominado morro da Favella. São duas as explicações para essa mudança de nome: primeiro, a existência neste morro da mesma vegetação que cobria o morro da Favella do Município de Monte Santo, na Bahia; segundo, o papel representado nessa guerra pelo morro da Favella de Monte Santo, cuja feroz resistência retardou o avanço final do exército da República sobre o arraial de Canudos” (VALLADARES, 2000).

 

VALLADARES, L. A gênese da favela carioca. IN: RBCS, V. 15, n. 44, out. 2000.

 

Leia as seguintes alternativas sobre as favelas:

 

I. O Morro da Providência foi ocupado por diversos combatentes que tinham como objetivo pressionar o Ministério da Guerra a fazer os pagamentos devidos.

II. O controle social, principalmente em relação ao controle formal exercido pelo poder punitivo, tem se direcionado para as regiões periféricas do país, como as favelas.

III. Com o processo abolicionista emancipando a população negra antes cativa foi possível a esses indivíduos se livrar do estigma da escravidão.

IV. Posteriormente vários outros grupos que, por motivos diversos, tiveram que deixar seus locais de origem, acabaram por também fazer parte do Morro da Providência.

 

Pode-se dizer que estão corretas as proposições:

a.

II, III, IV.

b.

I, II, III.

c.

I, II, IV.

d.

I, IV.

e.

II, IV.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) I, II, IV. A proposição I está correta, pois ex-combatentes da Guerra de Canudos se instalaram no Morro da Providência para pressionar o Ministério da Guerra a fazer os pagamentos devidos. A proposição II também está correta, pois o controle social tem se direcionado para as regiões periféricas do país, como as favelas. A proposição III está incorreta, pois o processo abolicionista não foi suficiente para eliminar o estigma da escravidão. A proposição IV está correta, pois vários outros grupos que tiveram que deixar seus locais de origem acabaram por também fazer parte do Morro da Providência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais