Buscar

Quais os tipos de alvos farmacológicos? Explique cada um Os alvos farmacológicos são as moléculas do organismo que são afetadas pelos medicamentos....

Quais os tipos de alvos farmacológicos? Explique cada um
Os alvos farmacológicos são as moléculas do organismo que são afetadas pelos medicamentos. Existem diversos tipos de alvos, incluindo:
- Receptores: proteínas localizadas na membrana celular ou no citoplasma que se ligam aos medicamentos e desencadeiam uma resposta no organismo.
- Enzimas: proteínas que catalisam reações químicas no organismo e que podem ser inibidas ou ativadas pelos medicamentos.
- Transportadores: proteínas que regulam a entrada e saída de substâncias nas células e que podem ser afetados pelos medicamentos.
- Canais iônicos: proteínas que permitem a passagem de íons através da membrana celular e que podem ser bloqueados ou ativados pelos medicamentos.

Essa pergunta também está no material:

QUESTIONÁRIO FARMACOLOGIA
1 pág.

Farmacologia I Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Existem quatro tipos principais de alvos farmacológicos, são eles: 1. Receptores: são proteínas localizadas na membrana celular ou no citoplasma que se ligam aos medicamentos e desencadeiam uma resposta no organismo. Existem diversos tipos de receptores, como os receptores de neurotransmissores, hormônios e citocinas. Os medicamentos que se ligam a esses receptores podem ativar ou inibir a resposta celular, dependendo do tipo de receptor e do medicamento utilizado. 2. Enzimas: são proteínas que catalisam reações químicas no organismo e que podem ser inibidas ou ativadas pelos medicamentos. Os medicamentos que agem sobre as enzimas podem inibir ou estimular a atividade enzimática, o que pode levar a uma alteração na produção de metabólitos ou na atividade celular. 3. Transportadores: são proteínas que regulam a entrada e saída de substâncias nas células e que podem ser afetados pelos medicamentos. Os medicamentos que agem sobre os transportadores podem inibir ou estimular a entrada ou saída de substâncias nas células, o que pode levar a uma alteração na concentração de metabólitos ou na atividade celular. 4. Canais iônicos: são proteínas que permitem a passagem de íons através da membrana celular e que podem ser bloqueados ou ativados pelos medicamentos. Os medicamentos que agem sobre os canais iônicos podem bloquear ou estimular a passagem de íons através da membrana celular, o que pode levar a uma alteração na atividade elétrica celular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais