Buscar

A responsabilidade civil causado por atividade poluidora é objetiva, razão pela qual o poluidor é obrigado, independente de culpa, a indenizar ou r...

A responsabilidade civil causado por atividade poluidora é objetiva, razão pela qual o poluidor é obrigado, independente de culpa, a indenizar ou repara os danos causados ao meio ambiente e a terceiros. Partindo do pressuposto que esta afirmação está correta, é possível afirmar com sendo correta:


a. Objetivando resguardar o meio ambiente, a legislação prevê controles prévios por parte das autoridades, mediante licenças e autorizações específicas. Portanto, a aprovação da atividade e a outorga de licença competente liberam o empreendedor da responsabilidade por eventual dano causado ao meio ambiente.
b. De acordo com a teoria do risco integral, a responsabilidade civil por dano ao meio ambiente não é afastada em face da ocorrência de caso fortuito, e o agente causador do dano fica sujeito à obrigação de repará-lo.
c. Sendo o meio ambiente um bem difuso, o dano ambiental também tem natureza exclusivamente difusa, razão pela qual é vedado ao indivíduo vítima direta de um dano reivindicar indenização a si próprio.
d. Em razão da irreversibilidade do dano ambiental, a única forma de reparação contra esse tipo de dano, na via judicial, é a indenização pecuniária, resultando em recursos para o ressarcimento do impacto causado.
e. Aquele, que com autorização do poder público, executar atividade de pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais somente fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado se houver a comprovação da existência de dolo ou culpa.

Essa pergunta também está no material:

Responsabilidade Civil - Crimes e Infrações Ambientais 1
8 pág.

Responsabilidade Civil Universidade Federal do ParanáUniversidade Federal do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "De acordo com a teoria do risco integral, a responsabilidade civil por dano ao meio ambiente não é afastada em face da ocorrência de caso fortuito, e o agente causador do dano fica sujeito à obrigação de repará-lo." Isso significa que, em caso de dano ambiental, o poluidor é responsável independentemente de culpa, e não pode se eximir dessa responsabilidade alegando caso fortuito ou força maior. A teoria do risco integral estabelece que o poluidor deve arcar com todos os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, sem exceções.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais