Buscar

Sobre a desconsideração da personalidade jurídica: Para a desconsideração da personalidade jurídica, é necessária a caracterização do desvio de fi...

Sobre a desconsideração da personalidade jurídica:

Para a desconsideração da personalidade jurídica, é necessária a caracterização do desvio de finalidade ou da confusão patrimonial.
Conforme previsto no Código Civil, o juiz pode decretar a desconsideração de ofício ou a requerimento da parte ou do Ministério Público.
As pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos ou de fins não-econômicos não estão abrangidas no conceito de abuso da personalidade jurídica.
é necessário demonstrar a insolvência da pessoa jurídica.
Gera a extinção da pessoa jurídica mas a autorização para funcionamento subsistirá para a liquidação.
Todas as afirmativas estão corretas.
Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
Apenas as afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
Apenas as afirmativas 1, 3 e 5 estão corretas.
Apenas as afirmativas 2, 4 e 5 estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

AOL2 - Teoria Geral do Direito Civil
8 pág.

Direito Civil I Centro Universitário Faculdade Maurício de NassauCentro Universitário Faculdade Maurício de Nassau

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas." Explicação: - A afirmativa 1 está correta, pois é necessário a caracterização do desvio de finalidade ou da confusão patrimonial para a desconsideração da personalidade jurídica. - A afirmativa 2 está correta, pois o juiz pode decretar a desconsideração de ofício ou a requerimento da parte ou do Ministério Público, conforme previsto no Código Civil. - A afirmativa 3 está correta, pois as pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos ou de fins não-econômicos não estão abrangidas no conceito de abuso da personalidade jurídica. As afirmativas 4 e 5 estão incorretas, pois não é necessário demonstrar a insolvência da pessoa jurídica e a desconsideração da personalidade jurídica não gera a extinção da pessoa jurídica, mas apenas a desconsideração da separação patrimonial entre a pessoa jurídica e seus sócios ou administradores.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais