Buscar

Tendo em vista que os direitos humanos, a democracia e a cidadania estão envoltos em uma correlação intrínseca e dinâmica, analise as proposições a...

Tendo em vista que os direitos humanos, a democracia e a cidadania estão envoltos em uma correlação intrínseca e dinâmica, analise as proposições abaixo:

I___ Para que um país seja considerado democrático é fundamental que seja garantido o exercício da cidadania, que por sua vez requer a efetividade dos direitos humanos. Essa correlação exigiu a reconstrução do conceito da cidadania.

II___ O conceito de cidadania não é estático, visto que varia ao longo do tempo, revelando a sua dimensão histórica que está relacionada à realidade de cada país. Em decorrência disso, novos valores vão se incorporando ao conceito de cidadania, que é construída com o passar do tempo.

III___ Em face do complexo contexto histórico de desenvolvimento dos direitos humanos e de suas repercussões políticas e sociais, o conceito tradicional da cidadania ligada ao exercício de direitos políticos (votar e ser votado), mostrou-se extremamente inovador.

IV___ Hodiernamente, considera-se que o conceito de cidadania inclui a satisfação das diversas gerações de direitos humanos, ou seja, o cidadão é aquele que desfruta dos direitos civis, políticos, sociais, econômicos e dos direitos de solidariedade.

Estão corretas apenas:


A. I, II e IV.
B. II, III e IV.
C. I, II, III e IV.
D. I, II e III.
E. I, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
12 pág.

Cidadania e Direitos Humanos Centro Universitário UNINTACentro Universitário UNINTA

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A. Justificativa: I. Correta. A democracia é um regime político que pressupõe a garantia dos direitos humanos e a efetividade da cidadania. Sem a garantia desses direitos, não há como falar em democracia. Além disso, a cidadania é um elemento fundamental para a democracia, pois é por meio dela que os cidadãos exercem seus direitos políticos. II. Correta. O conceito de cidadania é histórico e varia de acordo com a realidade de cada país. Novos valores vão se incorporando ao conceito de cidadania, que é construída com o passar do tempo. III. Incorreta. O conceito tradicional de cidadania está ligado ao exercício de direitos políticos, mas isso não significa que ele seja inovador. Pelo contrário, é um conceito antigo que vem sendo construído ao longo da história. IV. Correta. O conceito de cidadania inclui a satisfação das diversas gerações de direitos humanos, ou seja, o cidadão é aquele que desfruta dos direitos civis, políticos, sociais, econômicos e dos direitos de solidariedade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais