Buscar

Nem sempre os conceitos de direitos humanos e cidadania caminharam juntos. Somente no final da Idade Média, com a superação do absolutismo e advent...

Nem sempre os conceitos de direitos humanos e cidadania caminharam juntos. Somente no final da Idade Média, com a superação do absolutismo e advento do Estado de Direito, a partir de lutas estabelecidas para esse fim, o conceito de cidadania passa a ser atrelado ao desenvolvimento dos direitos humanos. Nessa perspectiva, analise as proposições abaixo:
I___ A partir do Estado moderno a cidadania adquiriu viés político, identificada num contexto de participação do indivíduo na formação da vontade da sociedade e do seu governo.
II___ Os direitos humanos tiveram sua origem e fundamento no pensamento jusnaturalista, com ênfase na dignidade humana, a qual ensejou um rol de direitos imanentes ao ser humano e que devem ser preservados contra violações de toda ordem pelo simples fato de o indivíduo existir como pessoa humana.
III___ Os conceitos de cidadania e direitos humanos apareceram com conotações próprias, cabendo enfatizar que originalmente os direitos humanos inerentes ao ser humano independenderiam da vontade política da sociedade. Marque a alternativa correta:


A. Apenas o item II está correto.
B. Os itens I, II e III estão corretos.
C. Apenas o item I está correto.
D. Apenas os itens I e III estão corretos.
E. Apenas os itens I e II estão corretos.

Essa pergunta também está no material:

CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS
12 pág.

Cidadania e Direitos Humanos Centro Universitário UNINTACentro Universitário UNINTA

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: Os itens I, II e III estão corretos. Justificativa: I - A cidadania moderna está relacionada à participação política do indivíduo na formação da vontade da sociedade e do seu governo, sendo um dos pilares dos direitos humanos. II - Os direitos humanos têm sua origem no pensamento jusnaturalista, que defende a dignidade humana e a existência de direitos inerentes ao ser humano, que devem ser protegidos contra violações de qualquer tipo. III - Os conceitos de cidadania e direitos humanos surgiram com conotações próprias, mas ambos são fundamentais para a garantia da dignidade humana e da liberdade individual.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais