Buscar

A respeito do histórico das análises clínicas no Brasil, marque a alternativa INCORRETA. Em função do ressurgimento da peste, com a lembrança da pr...

A respeito do histórico das análises clínicas no Brasil, marque a alternativa INCORRETA.

  • Em função do ressurgimento da peste, com a lembrança da primeira pandemia no VI século, que atingiu todo o mundo romano, a do século XIV que aniquilara um quarto da população da Europa, o novo grande ciclo, iniciado na China e alcançando a América do Sul pelo Paraguai e Argentina, aportando à cidade de Santos em outubro de 1899, o governo federal designou Oswaldo Cruz, para juntamente com Adolpho Lutz e Vital Brazil, verificar a real etiologia da epidemia de Santos.
  • Uma rede estadual de saúde foi formada em São Paulo em 1894, com a criação do Instituto Bacteriológico e do laboratório de Análises Químicas e Bromatológicas e a incorporação do Instituto Vacinogênico, do Laboratório Farmacêutico e dos Hospitais Públicos.
  • Desde os primeiros anos, o Instituto Bacteriológico pode intervir com grande impacto nas condições de saúde da população paulista, ajudando a controlar a difusão da febre amarela em quase todo o território do Estado, debelando uma epidemia de febre bubônica em Santos e combatendo “o cólera” e a febre tifoide que grassavam na Capital.
  • Confirmado oficialmente que “a moléstia reinante em Santos era a peste bubônica”, as autoridades sanitárias decidiram instituir laboratórios para produção de vacina e soro contra a peste: Instituto Butantã, em São Paulo, e no Instituto Soroterápico Municipal no Rio de Janeiro, em 1900.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é: - Confirmado oficialmente que “a moléstia reinante em Santos era a peste bubônica”, as autoridades sanitárias decidiram instituir laboratórios para produção de vacina e soro contra a peste: Instituto Butantã, em São Paulo, e no Instituto Soroterápico Municipal no Rio de Janeiro, em 1900. Na verdade, a criação do Instituto Butantã ocorreu em 23 de fevereiro de 1901, após a epidemia de peste bubônica em Santos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais