Logo Passei Direto
Buscar
Os rins têm papel na regulação de água e dos sais do corpo. Por isso, os fármacos diuréticos são usados no tratamento de doenças como hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva e edema. Os seus efeitos dependem do local de ação desses fármacos. Podemos afirmar que:


A furosemida aumenta o débito urinário pela inibição do cotransportador de Na++/Cl−− presente na membrana luminal do túbulo contornado distal.
A hidroclortiazida é um exemplo de diurético de alça.
A perda de K++ pode ser evitada pelo uso de fármacos, como a espironolactona, que atuam principalmente nos túbulos coletores.
O mecanismo principal dos diuréticos de alça é a inibição do cotransportador de Na++/K++/2Cl−− no túbulo contorcido distal dos néfrons.
Os diuréticos osmóticos são relativamente inertes, filtrados livremente no glomérulo e reabsorvidos no néfron.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 anos

AV1
8 pág.

ESTÁCIO

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar as afirmações sobre os diuréticos: 1. A furosemida aumenta o débito urinário pela inibição do cotransportador de Na++/Cl−− presente na membrana luminal do túbulo contornado distal. Incorreta. A furosemida atua no ramo ascendente da alça de Henle, inibindo o cotransportador de Na++/K++/2Cl−. 2. A hidroclortiazida é um exemplo de diurético de alça. Incorreta. A hidroclortiazida é um diurético tiazídico, que atua no túbulo contornado distal. 3. A perda de K++ pode ser evitada pelo uso de fármacos, como a espironolactona, que atuam principalmente nos túbulos coletores. Correta. A espironolactona é um diurético poupador de potássio que atua nos túbulos coletores. 4. O mecanismo principal dos diuréticos de alça é a inibição do cotransportador de Na++/K++/2Cl−− no túbulo contorcido distal dos néfrons. Incorreta. O mecanismo dos diuréticos de alça, como a furosemida, é a inibição do cotransportador de Na++/K++/2Cl− no ramo ascendente da alça de Henle. 5. Os diuréticos osmóticos são relativamente inertes, filtrados livremente no glomérulo e reabsorvidos no néfron. Incorreta. Os diuréticos osmóticos, como o manitol, são filtrados livremente, mas não são reabsorvidos, o que aumenta a osmolaridade tubular e a diurese. Resumindo, apenas a terceira afirmação está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "A furosemida aumenta o débito urinário pela inibição do cotransportador de Na++/Cl−− presente na membrana luminal do túbulo contornado distal."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1
User badge image

Estudante PD

ano passado

A perda de K+ pode ser evitada pelo isso de fármacos como a espironolactona que atuam principalmente nos túbulos coletores.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

AV1
8 pág.

ESTÁCIO

Mais perguntas desse material

Convulsões epilépticas são distúrbios neurológicos caracterizados por episódios de atividade elétrica cerebral anormal e excessiva, que resultam em sintomas motores, sensoriais, comportamentais ou cognitivos. Qual é o segundo mecanismo de ação envolvido no tratamento de convulsões epilépticas?


Inibição sináptica mediada por ácido γ-aminobutírico (GABA).
Inibição dos canais de potássio.
Ativação dos canais de cálcio.
Estimulação da liberação de glutamato.
Manutenção dos canais de sódio ativados por voltagem em estado inativado.

Mais conteúdos dessa disciplina