Logo Passei Direto
Buscar

Arquitetura de Computador

Colégio Objetivo
Com relação ao cálculo de divisão binária, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) A operação de divisão significa quantas vezes o divisor está dentro do dividendo.
( ) Para a divisão, utiliza-se duas operações para o cálculo: a multiplicação e a subtração.
( ) Se dividirmos os números binários 1100 por 110, teremos como resultado o valor 100.
( ) Se dividirmos os números binários 1100 por 11, teremos como resultado o valor 100.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A V - F - V - F.
B F - V - F - V.
C V - F - F - V.
D V - V - F - V.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra B: F - V - F - V. Justificativa: - A primeira sentença é falsa, pois a operação de divisão binária significa quantas vezes o divisor cabe no dividendo. - A segunda sentença é verdadeira, pois para realizar a divisão binária é necessário realizar as operações de multiplicação e subtração. - A terceira sentença é falsa, pois o resultado da divisão binária de 1100 por 110 é 10. - A quarta sentença é verdadeira, pois o resultado da divisão binária de 1100 por 11 é 100. Portanto, a sequência correta é F - V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação a esta arquitetura básica de computadores, assinale a alternativa CORRETA que apresenta seus principais elementos:

A CPU, memória, dispositivos de entrada e saída, além do disco rígido.

B CPU, memória, dispositivos de entrada e saída, além do CD-ROM.

C Memória, disco rígido, dispositivos de entrada e saída, além dos barramentos.

D CPU, memória, dispositivos de entrada e saída, além dos barramentos.


A CPU, memória, dispositivos de entrada e saída, além do disco rígido.
B CPU, memória, dispositivos de entrada e saída, além do CD-ROM.
C Memória, disco rígido, dispositivos de entrada e saída, além dos barramentos.
D CPU, memória, dispositivos de entrada e saída, além dos barramentos.

viabilizam a intercomunicação entre a CPU, a memória e demais dispositivos de I/O (Entrada/Saída). Sobre os barramentos, analise as sentenças a seguir:

I- Barramentos externos são aqueles que interligam os dispositivos externos ao gabinete do computador, como teclado, mouse, impressora, monitor, entre outros.
II- O barramento serial e o barramento paralelo são barramentos externos, sendo que os dados no barramento paralelo são transmitidos bit a bit, ou seja, um bit após o outro, numa sequência ordenada.
III- Barramentos internos são aqueles que interligam os dispositivos internos ao gabinete do computador, como a interligação das placas de expansão com a placa-mãe.

Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I e II estão corretas.

O disco rígido, responsável pelo armazenamento das informações não voláteis, é constituído por componentes mecânicos, eletrônicos e lógicos, em que se pode listar fisicamente o disco, o atuador, o braço de leitura, as cabeças de leitura e o conector. Nos componentes lógicos, temos o cilindro, os setores, a trilha e os clusters. Acerca desses componentes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) O atuador é o responsável por realizar a movimentação do braço de leitura em busca das informações que se encontram armazenadas no disco.
( ) O conector atua como responsável pela comunicação do disco rígido com a placa-mãe, recebendo e transmitindo as informações. Este conector pode ser do padrão ATA, SCSI ou SATA.
( ) As trilhas correspondem ao local que o sistema operacional usará para realizar a leitura e a gravação dos dados.
( ) A cabeça de leitura tem a única e exclusiva função de realizar a leitura dos bits que se encontram no disco.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A F - V - V - V.
B V - F - F - F.
C F - F - V - V.
D V - V - F - F.

A arquitetura baseada no modelo de von Neumann tem como objetivo a organização interna e o funcionamento do computador, o qual se encontra estruturado em quatro subsistemas: Unidade Central de Processamento (CPU), Memória, Sistemas de Entrada e Saída e Barramento. Sobre a CPU, analise as sentenças a seguir:

I- O registrador mais importante da CPU é o RI (Registrador de Instruções), que tem a função de indicar a próxima instrução a ser buscada para execução.
II- A Unidade Lógica e Aritmética é o dispositivo mais complexo da CPU, já que realiza a movimentação dos dados e instruções da memória para a CPU e vice-versa.
III- A sequência de etapas para execução de cada instrução é chamada de ciclo decodificar-buscar-executar.
IV- Os registradores de dados (RD) e os registradores de endereço (RE) são utilizados pela CPU para ler e gravar os dados na memória.

Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C Somente a sentença IV está correta.
D As sentenças III e IV estão corretas.

Assinale a alternativa CORRETA:

A As sentenças III e IV estão corretas.

I- RISC é um processador que possui um número reduzido de instruções e, dessa forma, pode ter uma menor quantidade interna de circuitos para que as operações possam ser executadas.
II- CISC é um processador que possui um número reduzido de instruções e, dessa forma, pode ter uma menor quantidade interna de circuitos para que as operações possam ser executadas.
III- O Processador (UCP) é responsável por executar diversas tarefas durante o processamento dos dados. Esse processo de execução possui uma série de passos que são efetuados durante o processamento.
IV- O RAID (Redundant Array of Independent Disks) é um recurso utilizado para otimizar o armazenamento de dados, em um conjunto de discos.
a) As sentenças III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Assinale a alternativa CORRETA:

B As sentenças I e III estão corretas.

I- Ciclo de fetch: efetua a busca das instruções na memória.
II- Ciclo de decodificação: converte o que foi efetivamente executado.
III- Ciclo de execução: diz respeito aos passos necessários à execução da instrução.
IV- Ciclo de controle: efetua a verificação do resultado do processamento.
a) As sentenças II e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

C III - IV - I - II.

( ) É o espelhamento de disco.
( ) É a divisão de dados.
( ) É a divisão de dados com correção de erros (ECC).
( ) Armazena dados divididos e ao mesmo tempo duplica essa divisão.
a) I - II - III - IV.
b) IV - III - II - I.
c) III - IV - I - II.
d) II - I - IV - III.

Mais conteúdos dessa disciplina