Buscar

Determinar as épocas metalogenéticas das quais as províncias e os distritos minerais fazem parte não é uma tarefa simples, pois exige grande esforç...

Determinar as épocas metalogenéticas das quais as províncias e os distritos minerais fazem parte não é uma tarefa simples, pois exige grande esforço no campo de pesquisa geocronológica e metalogenética. Além da dificuldade de classificação das rochas mais antigas, que já sofreram com sobreposições de eventos ao longo da sua história geológica, muitas das técnicas são avançadas e caras para serem empregadas em grande escala. Apesar das dificuldades, o Brasil apresenta nível de conhecimento suficiente para posicionar seus depósitos minerais mais importantes no tempo e no espaço geológico. Universidades públicas e particulares, o Serviço Geológico Brasileiro (CPRM), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre outros, fazem pesquisas de base e contribuem para o entendimento da dinâmica de formação e distribuição das rochas dentro do território. Muitos desses dados estão disponíveis para consulta por toda a população. Você pode acessar pesquisas acadêmicas em plataformas das Universidades ou navegar em mapas nos sites dos departamentos governamentais, como a CPRM. Entre as principais províncias e distritos metalogenéticos do Brasil, podem ser destacados: Alta Floresta/Aripuanã; Alto Araguaia; Alto Guaporé; Alto Jauru; Alto Paranaíba; Alto Uruguai/Iraí; Brasil Oriental; Carajás; Chapada Diamantina; Coxim; Cuiabá/Poconé; Diamantina; Morro Agudo/Vazante; Parima; Quadrilátero Ferrífero; Rio Curaçá; Rio Itapicuru; Rio Jacurici/Campo Formoso; Rondônia; Salto do Jacuí; Seridó/Borborema; Serra Lombarda/Tartarugalzinho; Tapajós; Vale do Ribeira; e Vila Nova. Dito isso, imagine o seguinte cenário: Descrição da imagem não disponível A fim de concluir o seu relatório, responda: a) Em quais Estados do Nordeste os distritos e províncias minerais se encontram e qual é o tipo de minério explorado em cada um deles? b) Em geral, a qual período as rochas hospedeiras desses depósitos pertencem?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

a) Os Estados do Nordeste que possuem distritos e províncias minerais são: Rio Grande do Norte (Seridó/Borborema - explorado minério de ferro), Bahia (Chapada Diamantina - explorado diamante), Pernambuco (Rio Jacurici/Campo Formoso - explorado ouro), Alagoas (Rio Itapicuru - explorado ouro), Paraíba (Rio Itapicuru - explorado ouro) e Ceará (Rio Curaçá - explorado ouro). b) As rochas hospedeiras desses depósitos pertencem ao período Proterozoico.

0
Dislike0
User badge image

Otávio Ferreira

a) Na Bahia, estão as seguintes províncias e distritos: – Chapada Diamantina, com a exploração de diamante; – Rio Itapicuru, com a exploração de ouro; – Rio Jacurici/Campo Formoso, extraindo crômio; – Rio Curaçá, com a produção de cobre. Já entre os Estados de Rio Grande do Norte e Pernambuco, está a Província Seridó/Borborema, com a exploração de tungstênio e nióbio.

b) As rochas da Província Diamantífera da Chapada Diamantina são datadas do Proterozoico ao Fanerozoico. As rochas do Distrito Aurífero do Rio Itapicuru são datadas do Arqueano ao Proterozoico. Os Distritos de Cromita do Rio Jacurici e de Campo Formoso contêm rochas arqueanas. As rochas do Distrito de Cobre do Rio Curaçá são datadas do Arqueano ao Proterozoico. Já os depósitos minerais da Faixa Seridó, na Província Borborema, encontram-se em rochas do Proterozoico.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais