Logo Passei Direto
Buscar
De acordo com CFESS (2011, p. 6), “a política de Assistência Social, legalmente reconhecida como direito social e dever estatal pela Constituição de 1988 e pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), vem sendo regulamentada intensivamente pelo Governo Federal, com aprovação pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), por meio da Política Nacional de Assistência Social (2004) e do Sistema Único de Assistência Social (2005)”. Mediante a informação acima, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A Proteção Social Básica está referida a ações preventivas, que reforçam a convivência, socialização, acolhimento e inserção, e possuem um caráter mais genérico e voltado prioritariamente para a família; e visa desenvolver potencialidades, aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e se destina a populações em situação de vulnerabilidade social. Porque II. E na Proteção Social Especial refere-se a serviços mais especializados, destinados a pessoas em situações de risco pessoal ou social, de caráter mais

[object Object]
[object Object]
a) A primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
b) A primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.
c) As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
d) As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
e) As duas afirmativas são falsas.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar as duas asserções: I. A Proteção Social Básica está referida a ações preventivas, que reforçam a convivência, socialização, acolhimento e inserção, e possui um caráter mais genérico e voltado prioritariamente para a família; visa desenvolver potencialidades, aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e se destina a populações em situação de vulnerabilidade social. Essa afirmativa é verdadeira, pois descreve corretamente a Proteção Social Básica. II. A Proteção Social Especial refere-se a serviços mais especializados, destinados a pessoas em situações de risco pessoal ou social, de caráter mais. Essa afirmativa também é verdadeira, pois a Proteção Social Especial realmente se destina a atender pessoas em situações de risco e vulnerabilidade, oferecendo serviços mais especializados. Agora, vamos avaliar a relação entre as duas afirmativas. A segunda afirmativa (sobre a Proteção Social Especial) não justifica a primeira (sobre a Proteção Social Básica), mas ambas são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: d) As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra "c) As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira". A primeira asserção se refere à Proteção Social Básica, que tem como objetivo desenvolver potencialidades, aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, voltada para populações em situação de vulnerabilidade social. Já a segunda asserção se refere à Proteção Social Especial, que é destinada a pessoas em situações de risco pessoal ou social, de caráter mais especializado. A segunda asserção justifica a primeira, pois ambas se referem a diferentes tipos de proteção social previstos na Política Nacional de Assistência Social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

I. O perfil do(a) assistente social para atuar na política de Assistência Social deve afastar-se das abordagens tradicionais funcionalistas e pragmáticas, que reforçam as práticas conservadoras que tratam as situações sociais como problemas pessoais que devem ser resolvidos individualmente.

Porque

II. Isso irá facilitar quando o(a) Assistente Social precisar reconhecer as expressões da questão social, mesmo que não seja identificada como objeto de intervenção profissional.


a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

No que se refere à informação acima, analise as afirmacoes a seguir em relação à atuação do Serviço Social na área da saúde.

I. Conhecer as condições de vida e trabalho dos usuários, bem como os determinantes sociais que interferem no processo saúde-doença.

II. Elaborar e participar de projetos de educação permanente, buscar assessoria técnica e sistematizar o trabalho desenvolvido.

III. Estimular a intersetorialidade, tendo em vista realizar ações que fortaleçam a articulação entre as políticas de seguridade social.

IV. Facilitar o acesso de todo e qualquer usuário aos serviços de saúde da instituição e da rede de serviços e direitos sociais.

V. Estar articulado e sintonizado ao movimento dos trabalhadores e de usuários que lutam pela real efetivação do SUS.

É correto afirmar em:

I. Conhecer as condições de vida e trabalho dos usuários, bem como os determinantes sociais que interferem no processo saúde-doença.
II. Elaborar e participar de projetos de educação permanente, buscar assessoria técnica e sistematizar o trabalho desenvolvido.
III. Estimular a intersetorialidade, tendo em vista realizar ações que fortaleçam a articulação entre as políticas de seguridade social.
IV. Facilitar o acesso de todo e qualquer usuário aos serviços de saúde da instituição e da rede de serviços e direitos sociais.
V. Estar articulado e sintonizado ao movimento dos trabalhadores e de usuários que lutam pela real efetivação do SUS.
a. II, III e IV.
b. I, II, III, IV e V.
c. I e V.
d. I, III, IV e V.
e. I, II, III e IV.

Assinale a alternativa correta sobre a atuação dos assistentes sociais na saúde.
Atendimento direto aos usuários.
Atuação em quatro grandes eixos.
Atuação em serviços de alta complexidade.
Atuação em serviços universitários.

a. Atendimento direto aos usuários se dá nos diversos espaços de atuação profissional na saúde, desde a atenção básica até os serviços que se organizam a partir de ações de média e alta complexidade, e ganham materialidade na estrutura da rede de serviços brasileira a partir das unidades da Estratégia de Saúde da Família, dos postos e centros de saúde, policlínicas, institutos, maternidades, Centros de Apoio Psicossocial (CAPs), hospitais gerais, de emergência e especializados, incluindo os universitários, independente da instância a qual é vinculada seja federal, estadual ou municipal.
b. Atuação em serviços de baixa complexidade.
c. Atuação em serviços de média complexidade.
d. Atuação em serviços de alta complexidade e universitários.
e. Atuação em serviços de emergência.

No que se refere às informações acima, analise as afirmações em relação ao projeto de intervenção.

I. O projeto de intervenção se constitui em um importante instrumento a ser apropriado nos campos de estágio como forma de contribuir com a formação do aluno.
II. A construção de um projeto de intervenção deve seguir as etapas descritas, as quais são consideradas essenciais para que o projeto seja exequível.
III. A elaboração de um projeto de intervenção passa pelo processo de delimitação e escolha do tema que será trabalhado.
IV. A elaboração de um projeto de intervenção deve ter estreita relação com o contexto vivenciado no campo de estágio.
V. O projeto de intervenção é um documento requerido no estágio, o qual é constituído por etapas.
a. I, II e III.
b. I, II, III e IV.
c. I, II, III, IV e V.
d. II, III e IV.
e. III, IV e V.

Mais conteúdos dessa disciplina