Buscar

O comportamento mecânico das rochas pode estar ligado a fatores intrínsecos e extrínsecos. Como exemplo de fatores intrínsecos, temos a homogeneida...

O comportamento mecânico das rochas pode estar ligado a fatores intrínsecos e extrínsecos. Como exemplo de fatores intrínsecos, temos a homogeneidade e heterogeneidade do maciço, em que há ou não variação de propriedades mecânicas no volume considerado. A anisotropia e a isotropia estão ligados à variação das propriedades geomecânicas em termos de direção do volume considerado. Por último temos a presença de fluidos.

Como fatores extrínsecos podemos citar a temperatura e a tensão confinante, que variam com a profundidade, a tensão diferencial, sendo a relação entre as forças aplicadas, além do tempo de atuação dos esforços no maciço, que pode levar milhões de anos.

Raramente são encontrados maciços rochosos íntegros e homogêneos governados por zonas de fraqueza mecânica e vias de percolação preferencial sendo representado pelas descontinuidades. As descontinuidades geram grande variação de propriedades dentro de um mesmo maciço, tendo em vista que são feições tabulares ou planares de reduzida qualidade geomecânica.

As descontinuidades possuem elementos importantes que podem ser evidenciados no maciço.

A figura abaixo mostra um maciço descontínuo, ou seja, com muitas descontinuidades.

Identifique na figura os elementos principais das descontinuidades, tais como: a direção e mergulho da descontinuidade, a família de descontinuidade, persistência, espaçamento, rugosidade, preenchimento e abertura.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais