Buscar

Marque com V as alternativas verdadeiras e com F as falsas, relacionando-as à pesquisa como princípio educativo. ( ) A pesquisa como princípio e...

Marque com V as alternativas verdadeiras e com F as falsas, relacionando-as à pesquisa como princípio educativo.

( ) A pesquisa como princípio educativo parte do reconhecimento de que a relação entre educação e produção de conhecimento científico pode servir tanto aos projetos de dominação quanto aos de emancipação.
( ) Sem pesquisa não há ensino. A ausência de pesquisa degrada o ensino a patamares típicos da reprodução imitativa.
( ) Não é possível fazer uma distinção entre pesquisa como princípio científico e pesquisa como princípio educativo, considerando que ambas incluem sempre o saber pensar e o saber intervir.
( ) A pesquisa é a razão do ensino e vale o reverso: o ensino é a razão da pesquisa.
( ) Pesquisa como princípio educativo é a descoberta da realidade da forma como ela se manifesta empiricamente, pois pesquisar é dialogar com a realidade.
( ) Enquanto ensina, o professor continua buscando. Ensina porque busca, porque indaga e se indaga. Pesquisa para constatar, constatando, intervém; intervindo, educa e se educa
( ) Pesquisa como princípio educativo é processo que deve aparecer no trajeto educativo, especialmente a partir do ensino médio.
A) V, F, V, V, F, V, V
B) F, F, V, V, F, F, V
C) V, V, V, F, V, F, F
D) V, V, F, V, F, V, F
E) F, V, F, V, V, F, F

Essa pergunta também está no material:

PROVA Técnicos em Assuntos Educacionais
32 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) V, F, V, V, F, V, V. Justificativa: - (V) A pesquisa como princípio educativo parte do reconhecimento de que a relação entre educação e produção de conhecimento científico pode servir tanto aos projetos de dominação quanto aos de emancipação. - (F) Sem pesquisa não há ensino. A ausência de pesquisa degrada o ensino a patamares típicos da reprodução imitativa. - (V) Não é possível fazer uma distinção entre pesquisa como princípio científico e pesquisa como princípio educativo, considerando que ambas incluem sempre o saber pensar e o saber intervir. - (V) A pesquisa é a razão do ensino e vale o reverso: o ensino é a razão da pesquisa. - (F) Pesquisa como princípio educativo é a descoberta da realidade da forma como ela se manifesta empiricamente, pois pesquisar é dialogar com a realidade. - (V) Enquanto ensina, o professor continua buscando. Ensina porque busca, porque indaga e se indaga. Pesquisa para constatar, constatando, intervém; intervindo, educa e se educa. - (V) Pesquisa como princípio educativo é processo que deve aparecer no trajeto educativo, especialmente a partir do ensino médio.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais