Buscar

(OAB/Exame Unificado - 2016.2) A fim de pegar um atalho em seu caminho para o trabalho, Maria atravessa urna área em obras, que está interditada pe...

(OAB/Exame Unificado - 2016.2) A fim de pegar um atalho em seu caminho para o trabalho, Maria atravessa urna área em obras, que está interditada pela empresa contratada pelo Município para a reforma de um viaduto. Entretanto, por desatenção de um dos funcionários que trabalhava no local naquele momento, um bloco de concreto se desprendeu da estrutura principal e atingiu o pé de Maria. Nesse caso,

a empresa contratada e o Município respondem solidariamente, com base na teoria do risco integral.
a ação de Maria, ao burlar a interdição da área, exclui o nexo de causalidade entre a obra e o dano, afastando a responsabilidade da empresa e do Município.
a empresa contratada responde de forma objetiva, mas a responsabilidade do Município demanda comprovação de culpa na ausência de fiscalização da obra.
a empresa contratada e o Municipio respondem de forma atenuada pelos danos causados, tendo em vista a culpa concorrente da vitima.
a. a empresa contratada e o Município respondem solidariamente, com base na teoria do risco integral.
b. a ação de Maria, ao burlar a interdição da área, exclui o nexo de causalidade entre a obra e o dano, afastando a responsabilidade da empresa e do Município.
c. a empresa contratada responde de forma objetiva, mas a responsabilidade do Município demanda comprovação de culpa na ausência de fiscalização da obra.
d. a empresa contratada e o Municipio respondem de forma atenuada pelos danos causados, tendo em vista a culpa concorrente da vitima.

Essa pergunta também está no material:

Unidade 7 - Atividade 5
2 pág.

Direito Administrativo II Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "a empresa contratada e o Município respondem solidariamente, com base na teoria do risco integral." Isso porque, de acordo com a teoria do risco integral, a responsabilidade é objetiva, ou seja, independe de culpa, bastando a comprovação do dano e do nexo causal entre a atividade desenvolvida e o dano causado. Além disso, a empresa contratada e o Município são responsáveis solidariamente, ou seja, ambos respondem pelo dano causado.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais