Buscar

O século XX foi um período de grandes transformações no mundo das artes. Os movimentos de vanguarda que surgiram na Europa no início dos anos de 19...

O século XX foi um período de grandes transformações no mundo das artes. Os movimentos de vanguarda que surgiram na Europa no início dos anos de 1900, foram revolucionários porque romperam com as características tradicionais das artes. Veja a seguinte situação: Descrição da imagem não disponível a) Compare as duas obras e destaque as diferenças que fazem com que a segunda obra seja considerada uma obra de vanguarda. b) A partir dessas características, identifique qual o movimento de vanguarda que a obra pertence.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Infelizmente, não há imagem disponível para análise. Por favor, publique uma nova pergunta com a imagem ou mais informações para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0
User badge image

Edilio Da Costa Neto

Padrão de resposta esperado

a) É possível perceber que a segunda obra não apresenta a mesma preocupação em reproduzir com fidelidade a realidade da paisagem, como pode ser percebido na primeira obra, a qual tem muitos detalhes que permitem reconhecer qual casa o artista estava representando. 

Isso não é possível na obra de vanguarda, a qual apresenta uma simplificação na representação das formas e texturas, muitas vezes apresentando distorções, as quais demonstram uma representação rápida dos objetos, também representada pelas pinceladas largas e marcadas na obra.

A segunda obra utiliza cores vibrantes que não correspondem às cores reais, e praticamente não mistura as cores, ao contrário da primeira obra, a qual mistura as cores buscando um aspecto mais real na representação.

Também percebe-se a diferença no uso da perspectiva e da luz e sombra, que na primeira obra possibilita a percepção dos volumes e da tridimensionalidade, enquanto na segunda observamos uma bidimensionalidade, sem profundidade e sem volumes nos objetos. As casas são representadas com duas faces no mesmo plano, resultando em uma distorção intencional de sua forma, a qual resulta em uma imagem que lembra as representações infantis.

b) A partir das características destacadas, é possível classificá-la como uma obra fauvista.​​​​​​


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais