Buscar

Como identificar a criança com altas habilidades/superdotação em idade pré-escolar? Uma criança pré-escolar que apresente um desenvolvimento cogni...

Como identificar a criança com altas habilidades/superdotação em idade pré-escolar?

Uma criança pré-escolar que apresente um desenvolvimento cognitivo, socioafetivo e/ou psicomotor diferenciado e avançado para a idade não pode ser desconsiderada e/ou desqualificada no âmbito escolar.
É importante atender os alunos de altas habilidades/superdotados, considerando seu desenvolvimento real, evitando contemplar níveis de desenvolvimento padronizados, conforme os apresentados em escalas de desenvolvimento.
Dentre as características mais comumente encontradas em crianças superdotadas em idade pré-escolar destacam-se alto grau de curiosidade, boa memória, grande capacidade de concentração, facilidade de aprendizagem, grande capacidade de observação, grande capacidade de resolução de problemas e grande capacidade de comunicação.

Essa pergunta também está no material:

superdotacao
30 pág.

Alunos com altas habilidades na infância

Educação Inclusiva Universidade Federal de São João Del ReiUniversidade Federal de São João Del Rei

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Algumas características que podem ajudar a identificar uma criança com altas habilidades/superdotação em idade pré-escolar são: 1. Grande capacidade de aprendizagem: a criança aprende com facilidade e rapidez, muitas vezes sem precisar de muita explicação. 2. Grande capacidade de observação: a criança percebe detalhes que outras crianças da mesma idade não percebem. 3. Grande capacidade de resolução de problemas: a criança é capaz de encontrar soluções para problemas que outras crianças da mesma idade não conseguem. 4. Grande capacidade de comunicação: a criança se comunica bem, tem um vocabulário amplo e é capaz de se expressar com clareza. 5. Alto grau de curiosidade: a criança faz muitas perguntas e está sempre querendo saber mais sobre o mundo ao seu redor. 6. Boa memória: a criança é capaz de lembrar de informações e detalhes que outras crianças da mesma idade não conseguem. 7. Grande capacidade de concentração: a criança é capaz de se concentrar por períodos mais longos do que outras crianças da mesma idade. É importante lembrar que essas características não são suficientes para identificar uma criança com altas habilidades/superdotação. É necessário que um profissional especializado faça uma avaliação mais detalhada para confirmar o diagnóstico.

0
Dislike0
User badge image

Bb

Identificar crianças superdotadas pode ser um desafio, pois seus talentos podem se manifestar de várias maneiras. Alguns sinais a serem observados incluem:

QI elevado: Testes de QI podem ajudar a identificar crianças superdotadas, mas não devem ser a única métrica.
Aprendizado rápido: Crianças superdotadas geralmente aprendem novos conceitos rapidamente e podem se entediar na escola.
Paixão por tópicos específicos: Eles podem mostrar interesse intenso em áreas como matemática, ciência, música ou literatura.
Habilidade criativa: Manifestam criatividade em arte, escrita ou resolução de problemas.
Habilidades sociais: Embora possam ser introvertidos, muitas crianças superdotadas também têm habilidades sociais avançadas.
Curiosidade insaciável: Demonstram uma fome constante por conhecimento e fazem muitas perguntas.
Auto-motivação: Podem buscar desafios intelectuais por conta própria.
Se você suspeitar que uma criança é superdotada, é aconselhável consultar um psicólogo educacional ou especialista em educação para avaliação e orientação adequada.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais