Buscar

O dna é a molécula biológica responsável pela codificação da informação genética nos seres vivos. Sobre esse assunto, é correto afirmar que: 01. A ...

O dna é a molécula biológica responsável pela codificação da informação genética nos seres vivos. Sobre esse assunto, é correto afirmar que: 01. A molécula de dna é formada por duas cadeias caracterizadas por sequências de bases nitrogenadas. 02. Na molécula de dna podem existir oito diferentes tipos de complementação de bases nitrogenadas. 04. A quantidade de adenina presente em uma das cadeias é exatamente igual à quantidade de timina da cadeia complementar. 08. Na molécula de dna podem existir cinco diferentes tipos de bases nitrogenadas. 16. No processo de mitose, cada molécula de dna dá origem a quatro moléculas de dna exatamente iguais.

01. A molécula de dna é formada por duas cadeias caracterizadas por sequências de bases nitrogenadas.
02. Na molécula de dna podem existir oito diferentes tipos de complementação de bases nitrogenadas.
04. A quantidade de adenina presente em uma das cadeias é exatamente igual à quantidade de timina da cadeia complementar.
08. Na molécula de dna podem existir cinco diferentes tipos de bases nitrogenadas.
16. No processo de mitose, cada molécula de dna dá origem a quatro moléculas de dna exatamente iguais.
a) Apenas a afirmativa 01 é correta.
b) Apenas as afirmativas 01 e 04 são corretas.
c) Apenas as afirmativas 01, 04 e 08 são corretas.
d) Apenas as afirmativas 01, 02 e 04 são corretas.
e) Todas as afirmativas são corretas.

Essa pergunta também está no material:

1-Citoquímica.pdf
14 pág.

Cult Cél Bioc: Bas Des, Bioma Universidade do Estado do AmazonasUniversidade do Estado do Amazonas

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) Apenas as afirmativas 01, 04 e 08 são corretas. Justificativa: - A afirmativa 01 é correta, pois a molécula de DNA é formada por duas cadeias complementares de nucleotídeos. - A afirmativa 04 é correta, pois a quantidade de adenina presente em uma das cadeias é sempre igual à quantidade de timina presente na cadeia complementar. - A afirmativa 08 é correta, pois existem apenas quatro tipos de bases nitrogenadas que compõem o DNA: adenina, timina, citosina e guanina.

0
Dislike0
User badge image

Flavia Bejar

ácido desoxirribonucléico (DNA) é considerado a molécula da vida pois carrega todas as informações necessárias para o controle das funções celulares. O DNA se apresenta na forma de uma dupla hélice ligada por pontes de hidrogênio e constituída por nucleotídeos, que são formados por uma base nitrogenada, um fosfato e uma molécula de açúcar.


As bases nitrogenadas que compõem o DNA são a adenina, citosina, guanina e timina, e, para manter a estabilidade e a ligação da fitas, os nucleotídeos se pareiam de forma arbitrária (adenina-timina; citosina-guanina).


Logo, a soma é 5 (VFVFF)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais